sexta-feira, 12 de abril de 2013

Vitória: Tribunal de Justiça acata liminar do Sepe e proíbe exoneração de animadores culturais


Os animadores culturais das escolas estaduais conquistaram uma grande vitória na manhã de hoje (dia 10 de abril). O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro julgou e acatou um recurso do Sepe, que solicitava a sustação da ação movida pelo Ministério Público Estadual, com vistas à extinção do cargo de animador cultural do quadro da SEEDUC. Com a decisão de hoje, a tramitação do caso volta à estaca zero e passará por nova apreciação da Justiça, mas o governo fica impedido de promover exonerações. A votação já havia sido adiada pelo TJ várias vezes.

Mesmo com os adiamentos da Justiça, a nossa mobilização é importante para garantir uma vitória contra asameaças de demissão e de extinção das funções desse segmento nas escolas estaduais.

A seguir, o relatório do Departamento Jurídico do Sepe sobre a votação:

Hoje, 10 de abril de 2013, a 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, dando continuidade ao julgamento da Apelação (0081598-85.2011.8.19.0001) interposta pelo SEPE em defesa dos Animadores Culturais, acolheu por unanimidade a preliminar de litisconsórcio necessário e anulou a Sentença proferida pelo Juízo da 13ª Vara de Fazenda Pública na Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Estado do RJ, que determinava a exoneração desses profissionais. A decisão do TJ reconheceu a necessidade da citação e defesa individual dos envolvidos a fim de se garantir o direito de defesa e o devido processo legal. Assim, caso não haja recurso, o processo retornará à vara de origem para ser processado e julgado novamente a partir da citação e defesa individual de todos os animadores culturais.

O julgamento do recurso do SEPE havia sido interrompido após a sustentação oral do Jurídico do SEPE e o reconhecimento, por unanimidade, da legitimidade do SEPE para representar os Animadores Culturais em razão do pedido de vista feito pelo Desembargador Ricardo Couto.

Sem dúvida alguma, essa decisão representa uma grande vitória para a Animação Cultural e os profissionais de educação de conjunto. Há anos o SEPE encaminha essa luta. A Animação Cultural mostrou seu valor, é legal e não pode o Estado, agora, passados quase vinte anos colocar mais de quatrocentos pais e mães de família na rua.

Agora é seguir a luta pela regulamentação e todos os demais direitos.

Ver íntegra do texto na fonte:

Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário