terça-feira, 30 de abril de 2013

Carta aos professores, de suposta autoria da Prefeitura, traz mais dúvidas e incertezas em Rio das Ostras


A notícia de que uma carta anda circulando pelas escolas municipais de Rio das Ostras, supostamente da Prefeitura, trouxe mais dúvidas e incertezas à categoria, desiludida e cansada de tantas promessas não cumpridas por seguidos governos.

As dúvidas são reforçadas devido à suposta autenticidade do referido “documento”. A existência do timbre da Prefeitura não garante sua veracidade. Pelo contrário, pode fazer dele mais um factoide. Além disso, sem data, é ucrônico, e sem assinatura, é apócrifo.

Chama atenção o fato de que tal carta chega no momento em que neste mês – abril vermelho?! – algumas escolas têm servido de palco para demonstrações de insatisfação e impaciência com esse estado de coisas.

Perguntamos: A quem interessa espalhar mais boatos, ao invés de enfrentar e resolver logo as “questões pendentes”? O texto, com suas contradições, pode dar pistas das reais intenções dos seus anônimos autores. Será que este “poder paralelo” quer continuar contando com a boa fé e boa vontade das pessoas?

Se a intenção era dar cunho de publicidade oficial (leia-se, propaganda enganosa), o “tiro saiu pela culatra”. Pois, a carta poderá servir de estopim para novas mobilizações e, mesmo, paralisações.

Uma leitura atenta dos seus termos demonstra, salvo melhor juízo, as limitações de suas assertivas. Fala de “urgência”, mas soluções somente no “segundo semestre deste ano”. Cita “transparência”, no entanto, não definiu o que chama de “estudo complexo”. Fala de “forma definitiva”, contudo, só apresenta um vago e genérico “esforço concentrado”.

Sem dúvida trata-se de peroração para “inglês ver” e cidadão riostrense confiar (de preferência “de olhos bem fechados!”).

A chave dessa charada talvez esteja na expressão “ajustes”, contida nesta inusitada correspondência. Mas, o sinal vermelho de alerta está ligado. A chamada “fase de ajustes” poderá servir de preâmbulo – balão de ensaio – para novas invectivas (leia-se, retiradas de direitos trabalhistas). Estaremos vendo “pelos em ovos”?

Profissionais da educação de Rio das Ostras: em meio a tantas dúvidas, nada melhor do que muita atenção, e olhos vivos e bem abertos!

Só a luta transforma a vida!

Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário