quarta-feira, 24 de abril de 2013

Assédio Moral nas Escolas: Campanha do Sepe(1)



O Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu está relançando neste início de ano letivo a Cartilha Assédio Moral nas Escolas: mais um pesadelo do profissional da educação.

Há alguns anos que o Sepe/RJ vem divulgando a Campanha e distribuindo sua Cartilha nas escolas das diversas redes de ensino. Trata-se de um trabalho elaborado pela Secretaria de Assuntos Educacionais (SAE) do Sepe/RJ, em março de 2005.

O que é assédio moral?

O assédio moral traduz-se por ações e situações no ambiente de trabalho que humilham, desrespeitam e constrangem o trabalhador e a trabalhadora.

Os profissionais da educação são vítimas frequentes dessa infração grave (conforme a Lei Estadual, nº 3921, de 23/08/2002).

Como se dá essa humilhação?

A humilhação ocorre nas relações autoritárias, desumanas e aéticas onde predominam os desmandos, a manipulação do medo, a competitividade e a produtividades, em especial a partir de programas e projetos impostos pelos governos.

As reformas do estado ditadas pela globalização da economia provocam, entre outros problemas, o arrocho salarial no funcionalismo, destrói os laços de solidariedade e companheirismo e a perspectiva de trabalho coletivo, fundamental no processo pedagógico.

Saiba mais, buscando um exemplar da Cartilha na sede do sindicato ou solicitando entrega em mãos na sua escola.


Profissional da educação, você é vítima de assédio moral no seu local de trabalho?

Se esses fatos acontecem com você de forma frequente e continuada, está caracterizado o abuso de poder do seu chefe imediato ou de qualquer outra autoridade.

O Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, desde já, está do seu lado e o convida para uma visita à nossa sede. Caso necessário, colocaremos nosso Departamento Jurídico à sua disposição.

Só a luta transforma a vida!


Diretoria do Sepe Núcleo de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras

Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário