quinta-feira, 11 de abril de 2013

Carta dos aposentados da educação do Rio de Janeiro

Há 26 anos, os aposentados da Educação iniciaram a luta pela paridade. Ano a ano, a luta tem que ser retomada. Apesar de a Educação e a Saúde serem proclamadas como questões prioritárias durante as campanhas eleitorais, os eleitos se revezam no poder sem ao menos cumprirem o mínimo necessário assegurado pela Constituição.

As reformas levadas a cabo pelos governantes que se sucedem têm atingido duramente a classe trabalhadora e, em especial, os aposentados e pensionistas, principalmente no atendimento aos serviços essenciais que garantam condições mínimas de cidadania.

Em 1979, conquistamos a legalização da carga horária e o aumento do piso salarial da Educação. Mesmo sofrendo intervenção da ditadura, permanecendo fechado até 1984, mantivemos a nossa luta e não desanimamos.

Em 1986, garantimos o Plano de Carreira e em 1987 a paridade com integralidade para as redes estadual e municipal do Rio de Janeiro. Muitos outros municípios conquistaram planos semelhantes. Este foi o grande avanço na nossa unidade, organização e na luta política.

No início da década de 1990, o município do Rio de Janeiro implementa uma proposta desastrosa: a “Pirâmide Maldita”, que até hoje nos amaldiçoa, tirando o Plano de Cargos e Salários proposto e conquistado pela luta do Sepe/RJ, com nove níveis 12% entre eles.

Não podemos abrir mão da luta construída por milhares de companheiros, muitos dos quais já não estão entre nós. Precisamos lutar, principalmente, pela paridade com integralidade, que é atingida pelas políticas de gratificações e abonos.

Queremos lembrar que ativos e aposentados têm que intensificar a caminhada para a manutenção dos direitos adquiridos na luta deste sindicato.

Aposentado, sim. Inativo, nunca. Educador, sempre.

“Juventude e envelhecimento são faces da mesma moeda.”

36º Encontro Estadual de Aposentados da Educação – Macaé 2012


Fonte: Secretaria de Aposentados do Sepe/RJ

Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário