terça-feira, 2 de abril de 2013

Aprovados no 6º Concurso de Rio das Ostras voltam a cobrar do prefeito Sabino respeito e dignidade






Nesta segunda-feira, 1º de abril, conhecido como “Dia da Mentira”, os aprovados no 6º Concurso Público de Rio das Ostras voltaram a bater às portas da Prefeitura para cobrar respeito e dignidade do mandatário Alcebíades Sabino.



Ao mesmo tempo, neste fim de semana, mais um golpe foi desferido contra a legítima expectativa pela chamada dos concursados aprovados, que vêm sendo substituídos por contratações temporárias.

 


O Jornal Oficial do município, nº 628, de 29 de março a 04 de abril de 2013, trouxe a notícia da “anulação do 6º Concurso Público de Rio das Ostras”, nos termos do Decreto nº762/2013, de autoria do Prefeito, em 15 de março de 2013.



A medida adotada pela Prefeitura tem como base um documento elaborado e assinado em comum entre a própria e o Ministério Público de Macaé, datado de 25 de março do corrente ano. O documento pretende dar conclusão ao polêmico Concurso.



O referido texto chama atenção, entre outros aspectos,  pelo excesso de recursos gráficos utilizados como negrito, caixa alta e linha sublinhada, às vezes tudo ao mesmo tempo, como que para reforçar as ideias dos inúmeros “considerandos”, num leitmotiv em torno de suposta fraude. Perguntamos: Se houve fraude, quem são os fraudadores? Cabe, portanto, este esclarecimento.



Trata-se de um “Termo de Ajustamento de Conduta” (TAC) cujos argumentos se apresentam compartilhados por ambas as instâncias de Poder – Judiciário e Executivo – cujo foco é centrar responsabilidade principalmente sobre a Fundação promotora do certame.



Para o Sepe não há novidade. Pois, há tempos, inclusive através de Nota Pública, apontamos para a falta de preparo técnico da referida instituição. Além disso, o Sindicato trava longa luta contra a chamada privatização e terceirização do serviço público. Somos contrários, de longa data,  à cartilha neoliberal!



Do nosso ponto de vista, o documento que deveria responsabilizar, in totum, a Municipalidade de Rio das Ostras  - independente de governos ocasionais -  dá a entender que a luta político-eleitoral no município continua  agora em outro plano.



Além dos exageros gráficos já assinalados, ainda nos chama a atenção a reprodução, ipsis verbis, da ementa apresentada pela Procuradoria do Município de Rio das Ostras. Sendo que nos pareceu não somente um acolhimento argumentativo a mais, e sim , considerando o destaque e a posição no texto, como um desfecho ou palavra final.



Mais uma vez, os grandes esquecidos, que sequer são nominados, são os pobres concursados aprovados, e agredidos nos seus lídimos direitos quanto ao trabalho e ao emprego, componentes fundamentais de sobrevivência na sociedade capitalista.



Direitos conquistados por Concurso Público, tantas vezes lembrado e cobrado pelo Sepe, como meio exclusivo para ingresso no Serviço Público. Sendo desta vez, por enquanto, frustrados. A simples tentativa de devolução da taxa de inscrição aos concursados, nem de longe “paga” os prejuízos materiais e morais aos cidadãos e cidadãs de bem, que estudaram e acreditaram no sonho de uma carreira digna.



Por fim, lembramos dos mais esquecidos e abandonados: a população pobre e desprotegida que necessita, desesperadamente, de serviços públicos de qualidade – mas que serão também frustrados e terão seus direitos essenciais, igualmente, protelados.



O embate em torno do 6º Concurso Público, pelo menos, traz uma lição para a nossa “Ilha de Fantasia”. Não é apenas acreditando em promessas vãs e palavras vazias que teremos nossos sonhos realizados. E que a força para a sua realização, como mostra a História, está na nossa coragem de lutar. E na honra de vencer.

Só a luta transforma a vida!

Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário