quarta-feira, 17 de abril de 2013

Projeto Sepe vai à escola (4): CIEP 257 Joaquim do Rego Barros, bairro Nova Cidade, Rio das Ostras



Na terça-feira, dia 16 de abril, a direção do Sepe fez nova visita ao CIEP 257, conhecido popularmente como Brizolão. O colégio, inclusive, ostenta em sua fachada tal designação, lembrando a memória de conhecido e polêmico político brasileiro.


Este dia era o primeiro de uma paralisação de 72 horas, chamada de “greve de advertência”. Seu objetivo principal era o de cobrar do governo a abertura das negociações e o atendimento das nossas reivindicações. Como de praxe, diretores do Núcleo fizeram visitas às escolas, a partir de roteiro prévio, levando materiais do Sepe, como cartazes, boletins e adesivos, chamando para adesão à eventual greve por tempo indeterminado.


Nesta visita, chamou atenção a presença de policial militar no interior do colégio, o que parece estar de generalizando na rede estadual. Para alguns, pode parecer um “ganho” haver Polícia plantada no interior escolar. Mas, para o movimento nacional dos educadores, incluindo o Sepe, a presença de polícia armada não se coaduna com um espaço educativo e promotor de valores, como deve ser a escola.


Chamou também atenção encontrar na sala dos professores uma movimentação para além do comum. Era dia do SAERJ e os professores estavam entregues à sua árdua tarefa, em meio a pilhas de cadernos e cartões-respostas dos alunos. Significava mais tarefas para o seu já extenuante trabalho cotidiano.


O representante do Sepe, após ter-se dirigido à direção para se apresentar, como de costume, passou a distribuir o material do Sepe alusivo à Campanha Salarial de 2013. Quanto à paralisação, ficou por conta da consciência dos profissionais.


Após breve permanência na sala dos professores – pois era grande a dedicação ao trabalho – o mesmo representante se despediu, acenando para o bom uso do material do sindicato deixado sobre a ampla mesa. Afinal, não faltam problemas na rede estadual, a começar por um Secretário de Educação – assumido homem de negócio – que reforça o caráter autoritário e meritocrático da SEEDUC e do Governo Estadual.


Só a luta transforma a vida!

Diretoria do Sepe Núcleo de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras

Tel.: (22) 2764-7730

Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras

Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário