terça-feira, 16 de abril de 2013

Sepe participa da 1ª reunião da Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Educação de Rio das Ostras


Nesta segunda-feira, dia 15 de abril, à tarde, ocorreu a primeira reunião da Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Rio das Ostras, no auditório da Semed.

Esta reunião teve caráter preliminar, no sentido de dar partida ao processo de organização do município para efetivar as orientações do Fórum Nacional da Educação, de Brasília, que organiza a CONAE 2014.

Como já divulgado, inclusive pelo Núcleo do Sepe Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, a Conferência Nacional de Educação 2014 terá fases prévias de debates e deliberações que são as Conferências Municipais, Intermunicipais, Estaduais, conforme cronograma nacional.


Em Rio das Ostras, o Conselho Municipal de Educação aprovou em reunião ordinária seus representantes junto à Comissão, que são os representantes do setor das escolas privadas, Professora Rosikel, e do setor das escolas públicas, Professor Rosaldo Peixoto, também diretor do Sepe Núcleo Local e titular no CME/RO.

Como principal deliberação desta primeira reunião foi a definição da composição da Comissão
Organizadora definitiva. Privilegiaram-se os princípios da pluralidade e paridade nesta constituição entre os setores governamentais e não governamentais.

Sobre o Fórum Municipal, ficou definido que será deliberado na própria Conferência, com sua criação ainda este ano, enquanto instância permanente de debates sobre educação municipal.

Assim, estarão contemplados nessa Comissão os gestores, os pais e responsáveis e estudantes, de ambas as redes, pública e particular, que são os setores considerados, pelo FNE, como prioritários.


Outros segmentos foram contemplados na Comissão, como Ministério Público, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Movimentos Sociais, Movimentos Sindicais, Instituições de Ensino Superior (rede pública e privada) e Escolas Profissionalizantes (rede pública e privada).

Outra reunião está prevista para este mês, além do cronograma de convocação dos setores e segmentos para se apresentarem para a composição da Comissão Organizadora. Será divulgado pelo Jornal Oficial do Município.

De início, a Conferência Municipal de Educação de Rio das Ostras está prevista para os dias 21 e 22 de junho de 2013, podendo as datam serem alteradas.


O trabalho está apenas começando. Estaremos atentos para cobrar por um processo o mais democrático e participativo com vistas à efetiva atuação dos movimentos sociais e sindicais, em geral, e das comunidades escolares, em particular.

Só a luta transforma a vida!

Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário