sexta-feira, 26 de abril de 2013

Movimento Chega de Estupros em Rio das Ostras participa de nova rodada de negociações com autoridades



Informe da comissão do Movimento Chega de Estupros em Rio das Ostras:


Como desdobramento da reunião do dia 03 de abril de 2013 com a Drª Martha Rocha, Chefe da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, as professoras Cristina Brites, Paula Sirelli e Rosilene Macedo, representando o Movimento Chega de Estupros, participaram de nova rodada de negociações no último dia 17 de Abril na 128ª Delegacia de Polícia em Rio das Ostras.

Participaram da reunião a Delegada Carla Conceição Guimarães Tavares (128ª Delegacia), os representantes do Gabinete da Drª Martha Rocha, Delegado Sérgio Caldas, Delegada Márcia Noeli Barreto; a Drª Angela Maria Mesquita Fontes (Subsecretaria de Políticas para as Mulheres do Estado do Rio de Janeiro), Andrea Morata (Coordenadora da Casa da Mulher de Rio das Ostras) e Leila Tavares, representante da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da ALERJ,

A pauta da reunião foi o encaminhamento das demandas apresentadas pelo Movimento Chega de Estupros à Chefia da Polícia Civil do Estado e à Subsecretaria de Políticas para as Mulheres.

Discutiu-se a necessidade de criação de um Sistema de Informações sobre as situações de violência sexual contra as mulheres no município, que agregue registros de atendimento das vítimas na Saúde, na Assistência e na Segurança Pública.

As representantes do Movimento reiteraram as denúncias de violência institucional praticada por agentes do Estado (Segurança Pública, Saúde) contra as vítimas que buscam ajuda, os relatos de vítimas que continuam encontrando com seus agressores nos espaços públicos, a necessidade de investigação e de prisão dos agressores. Enfatizaram a necessidade de criação de uma Rede Especializada de Atendimento à Mulher que inclui o Núcleo de Atendimento à Mulher na Delegacia e um Centro Especializado de Atendimento à Mulher.

A Subsecretária, Drª Angela Fontes informou que na tarde do mesmo dia participaria de uma audiência com o Prefeito Alcebíades Sabino para tratar da criação de um Organismo Municipal de Política para as Mulheres em Rio das Ostras, considera que a Casa da Mulher, além de não atender a normatização prevista na Política Nacional, não atende as necessidades de efetivação de uma Política Pública na área.

Tratou-se da importância de campanhas públicas abordando o tema em sua complexidade e esclarecendo as mulheres sobre seus direitos. As representantes do Movimento lembraram que o Prefeito já havia se comprometido com a realização dessa campanha, em reunião realizada em março de 2013.

Os representantes da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro se comprometeram com as seguintes providências:
a) Criação de um Núcleo de Atendimento à Mulher na Delegacia, cujo prazo previsto para implantação é de 90 dias;
b) Inclusão mensal do município de Rio das Ostras na agenda da DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) Itinerante;
c) Agendamento da primeira visita da DEAM Itinerante para o próximo dia 22 de maio, realizando atendimento das 9h00 às 15h00, no Polo Universitário de Rio das Ostras (UFF);
d) Envio mensal de dados sobre violência sexual de gênero ao Movimento, através da 128ª Delegacia.

A representante da Comissão dos Direitos da Mulher da ALERJ, Leila Tavares, se comprometeu com a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal de Rio das Ostras no dia 20 de maio de 2013, às 10h00, para tratar das responsabilidades das autoridades públicas para enfrentar as situações de violência sexual contra as mulheres em Rio das Ostras.

A Subsecretária, Drª Angela Fontes, se comprometeu com a defesa da criação de um Organismo Municipal de Política para Mulheres e com a qualificação de profissionais da Rede de Atendimento Especializado.

As representantes do Movimento Chega de Estupros enfatizaram a necessidade de consolidação de uma política pública na área que inclua um quadro de servidores municipais devidamente qualificados para o atendimento especializado às mulheres vítimas de violência.

O Movimento Chega de Estupros pretende elaborar um dossiê com dados sobre as necessidades para atendimento às mulheres vítimas de violência sexual às autoridades presentes na audiência pública.

Nossa mobilização será fundamental para concretização das propostas acordadas com as autoridades públicas. Acompanhem nossa agenda e participem!



CALENDÁRIO

1) 06/05/13, segunda-feira, 17h 30min, no auditório da UFF/ PURO:  Reunião Movimento Chega de Estupros.
Local: Polo Universitário de Rio das Ostras: Rua Recife, s/nº – Bairro Jd Bela Vista.
A reunião é aberta a toda comunidade e é importantíssima a participação do maior numero de pessoas possível.
Pauta: avaliação do movimento e o planejamento de novas ações.
Temos realizado esta reunião mensalmente, uma vez que o Movimento e suas ações são uma construção coletiva da população de Rio das Ostras.

2) 20/05/13, segunda-feira,   às 10 horas, na Câmara Municipal de Rio das Ostras: Audiência Pública
Tema:  “Discussão dos casos de estupro em Rio das Ostras”. Com a Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Deputada Inês Pandeló.
                
3) 22/05/13, quarta-feira,  das 9h00 às 15h00, na UFF/ PURO:  Primeira visita da DEAM Itinerante
Para realização de atendimentos.
Local: Polo Universitário de Rio das Ostras: Rua Recife, s/nº – Bairro Jd Bela Vista. 



Diretoria do Sepe Núcleo de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras  

Nenhum comentário:

Postar um comentário