segunda-feira, 15 de abril de 2013

Projeto Sepe vai à escola (3): Colégio Estadual Casimiro de Abreu, no Centro, e Colégio Estadual Mataruna, bairro Mataruna, Casimiro de Abreu


 


Na sexta-feira, dia 12 de abril, diretores do Núcleo fizeram visitas seguindo um roteiro de escolas estaduais com vista à greve de advertência marcada para os próximos dias 16, 17 e 18 de abril.



O C.E. Casimiro de Abreu é dos mais tradicionais do município com renomado nome. Seu prédio segue uma arquitetura sólida e lembra o estilo de antigas construções. Possui amplo espaço comum, coberto, para as atividades pedagógicas e lúdicas. Chama atenção o hall de entrada com as inúmeras condecorações recebidas pelo Colégio. Contudo, como toda construção, necessita de alguma conservação.



Seu corpo docente é muito crítico, o que faz do Colégio um fórum de debates. Foi o que aconteceu quando de mais essa visita dos representantes do Sepe. Sendo que agora o foco era a definição por uma greve por tempo indeterminado, ou não, a partir da próxima assembleia da rede marcada para o dia 18 de abril, no Clube Municipal, no Rio de Janeiro. 



Os profissionais consultados seguiram o raciocínio da categoria no atual estágio embrionário de greve: o de que não faltam motivos para a paralisação nesses três dias e mesmo para uma greve mais prolongada. O ponto que mais foi lembrado é a necessidade de uma adesão mais significativa de categoria que possa levar o governo a negociar com o Sindicato – o que tem se negado – e dar partida no trato das reivindicações – que são inúmeras.
  

Na ocasião, os diretores do Sepe estenderam o convite para uma próxima assembleia geral da rede estadual a se realizar no dia 15 de abril, segunda-feira, ali mesmo, no Salão Paroquial da Igreja Matriz de N. Sª. da Saúde, situada na Praça Feliciano Sodré, em Casimiro de Abreu.


Como de praxe, foram distribuídos diversos materiais do Sepe, trazidos do Rio de Janeiro pelos diretores do Núcleo, entre boletins, cartilhas e abaixo-assinado.


O C.E. Mataruna se situa próximo ao centro de Casimiro de Abreu, no bairro Mataruna, e também faz vizinhança a uma praça municipal recém-reformada, com árvores e vegetação diversa que dá ao local um ambiente entre moderno e tradicional. O Colégio tem sua arquitetura com amplo terreno arborizado e com parte coberta.  Aparenta estar conservado com indícios de reforma recente.



O representante do Sepe fez contato com alguns profissionais, quando a maioria naquele momento estava em sala de aula. (Como óbvio, é durante os recreios e os intervalos que o Sindicato tem maior oportunidade de conversar com a categoria reunida.) Igualmente, materiais do Sepe foram deixados para consulta dos profissionais, cujas informações ajudarão na tomada de decisão frente a uma eventual greve por tempo indeterminado.


 As escolas interessadas podem (e devem) agendar com antecedência visitas do Sepe, aproveitando para chamar a comunidade escolar para esse especial momento.


Só a luta transforma a vida!

Diretoria do Sepe Núcleo de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu


Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.

E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras

Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário