terça-feira, 6 de agosto de 2013

Quem é o professor?

O típico docente do ensino básico no Brasil é mulher, de cor branca, tem 38 anos, trabalha em apenas uma escola e leciona em um turno. O perfil confirma a percepção da predominância do gênero feminino entre os professores, mas surpreende no que se refere à carga de trabalho na profissão.

"Existe a impressão no Brasil de que um grande número de professores trabalha em mais de uma escola", afirma o pesquisador Naercio Menezes, do Insper. A opinião é compartilhada por Maria Inês Pestana, ex-diretora de estatísticas educacionais do Inep, instituto ligado ao MEC (Ministério da Educação). "Em relação ao número de escolas e turnos, existe uma diferença grande entre o senso comum e a realidade."

O MEC divulgou informações mais detalhadas sobre os docentes na última edição do censo da educação básica, publicada recentemente. A pesquisa mostra que quase oito em cada dez professores dão aulas em uma escola e seis em cada dez lecionam em um único turno.

Segundo pesquisadores, essas informações podem ajudar no diagnóstico de políticas para melhorar a qualidade do ensino básico. "Parte da explicação para o baixo aprendizado dos alunos no Brasil tem a ver com a sobrecarga de trabalho dos professores", diz Menezes.

Para especialistas, problemas de gestão nas escolas são a principal fonte de excesso de trabalho no magistério. "A sobrecarga se deve ao número alto de alunos em turmas, e às más condições de trabalho em várias escolas", diz a pedagoga Bertha Valle, da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

A pesquisadora Paula Louzano, da USP, afirma que os dados do MEC são importantes porque indicam que talvez não seja tão difícil fixar o professor em uma escola.
Mas ressalta que as estatísticas não revelam se os docentes têm outras fontes de renda ou trabalho.

A remuneração relativamente mais baixa no magistério é citada como uma das explicações para a preponderância de docentes do sexo feminino na profissão. Segundo Louzano, esse predomínio se repete em outros países, mas, no Brasil, é fortalecida "pelo fato de a docência ser uma profissão de jornada parcial e com baixo reconhecimento social".

A questão salarial também explica a procura maior pelo magistério entre estudantes de renda mais baixa. A fatia mais significativa de concluintes de cursos de pedagogia e licenciatura, próxima a 30% do total na maioria dos casos, vinha de famílias com renda entre 1,5 e 3 salários mínimos em 2012.

Essa tendência é bem diferente em carreiras como engenharia civil e arquitetura, em que a parcela maior dos formandos (29% do total) tinha renda familiar entre dez e 30 salários mínimos, segundo o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) de 2011.

BEATRIZ, 37, PROFESSORA DE MATEMÁTICA
A paixão pelo trabalho é o que move Beatriz Barros Cavalcante, 37, a enfrentar as angústias da profissão: salário baixo e pouco tempo para se atualizar.

Ela fez licenciatura em matemática e há sete anos leciona na escola estadual Homero dos Santos Fortes, em Paraisópolis, zona sul de São Paulo, para alunos do Ensino Fundamental.

O salário de Beatriz é de R$ 1.930, por 40 horas semanais. A atualização se dá por meio de dois encontros semanais com outros professores da escola. "Adoraria fazer outros cursos, mas não sobra tempo nem dinheiro", afirma a professora, mãe de uma menina de cinco anos.

Ela se queixa da abordagem teórica da licenciatura. "Para encontrar a matemática que queria, tive de buscar outros caminhos."

THIAGO, 27, PROFESSOR DO ENSINO INFANTIL
Thiago Sabino dos Santos, 27, compõe a minoria de 4% de homens que lecionam na pré-escola. Chegou à profissão por acaso. Em busca de um ensino de qualidade, foi parar em uma escola técnica. Acabou sendo aceito no extinto Cefam (Centro de Formação do Magistério).

Quando decidiu ser mesmo professor, mandou currículo para quase dez escolas particulares. Não foi chamado para nenhuma delas. O motivo, acredita, é o preconceito pelo fato de ele ser homem e atuar no ensino infantil.

Hoje, leciona no CEI Doutor Antônio João Abdalla, em São Paulo. Entrou por concurso público. Ele gosta de dar aulas, mas diz que a remuneração baixa e a falta de espaço nas escolas, que limitam a liberdade dos alunos, desanimam muito.

CAROLINA, 33, PROFESSORA DE CIÊNCIAS
São quatro séries, 13 turmas e jornadas de até dez horas de trabalho por dia. Mas Carolina L"Abbate Oreb, 33, não se cansa.

O caminho até conseguir uma vaga no Bandeirantes, uma das mais conceituadas escolas privadas de São Paulo, foi longo. Enquanto cursava o ensino médio, Carolina já sabia que queria ser professora de ciências. Fez faculdade, mestrado e doutorado para conseguir a vaga no "Band".

Chegou a lecionar em uma escola privada pequena e viveu a "triste realidade de ser mal paga". "Meu marido me ajudava financeiramente. Era difícil para mim", conta.

Hoje, diz, seu salário é próximo ao do marido. E a família, que no passado se decepcionou com sua escolha profissional, tem orgulho de sua carreira.

(FOLHA DE S. PAULO, 04/08/13)



Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

Nenhum comentário:

Postar um comentário