terça-feira, 6 de agosto de 2013

2ª Conferência Intermunicipal de Educação de Macaé aconteceu nos dias 3 e 4 de agosto. Sepe presente.

Neste final de semana, sábado (03) e domingo (04), os municípios de Casimiro de Abreu, Carapebus, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã e Rio das Ostras se reuniram para pensar política para a educação brasileira. Trabalhadores da educação, pais, alunos, representantes da sociedade civil organizada e poder público participaram da 2ª Conferência Intermunicipal de Educação de Macaé (CONAE), realizada no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, em Macaé.

O encontro teve como um dos objetivos apresentar um conjunto de propostas que subsidiarão a efetivação e implementação do Plano Nacional de Educação (PNE). Durante os dois dias da etapa intermunicipal da 2ª Conferência Nacional de Educação (CONAE) foram propostas as reformulações no Documento-Referência, que será debatido na etapa estadual, de 27 a 29 de setembro, no Rio de Janeiro e também na etapa nacional, que será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília.

A palestra foi proferida pelo Prof. Arlindo Queiroz, coordenador da Comissão Especial de Dinâmica e Sistematização do Fórum Nacional de Educação (FNE), sobre o tema da 2ª CONAE: “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaborações”. Na oportunidade, o palestrante abordou questões como a mobilização nacional para aproximação do Plano Nacional de Educação. “O plano é uma peça importante para a educação do país. Com duração decenal, o PNE está articulado a um processo de aperfeiçoamento, acompanhamento e organização. Não só queremos garantir direitos, mas também assegurar a participação da sociedade na definição dos novos rumos à educação”, disse.

Durante a etapa intermunicipal foram eleitos 23 delegados e 23 suplentes, que vão fazer parte da Conferência Estadual de Educação. Rio das ostras elegeu 12 delegados para a etapa estadual. Uma avaliação geral foi de que se realizou um bom debate.

Bastante aplaudida pelos participantes, a conferência foi alvo de elogios da coordenadora do Fórum Estadual de Educação (FEE), professora Magna Sayão. “Exatamente neste sábado estão acontecendo cinco conferências em todo estado do Rio de Janeiro. Mas, fiz questão de estar e participar da etapa que está acontecendo em Macaé. Acredito na garra, perseverança e comprometimento destes seis municípios. Sei que o trabalho seguirá para as etapas estadual e nacional, mas que juntos poderemos pensar coletivamente no Plano Nacional de Educação e nas Políticas públicas de qualidade social. Sei que este polo terá muita representatividade na CONAE 2014. Também espero o maior fortalecimento dos municípios”, afirmou.

O Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, mais uma vez, esteve presente agora debatendo políticas educacionais junto com os profissionais da educação desses seis municípios. A luta continua.   Até as próximas etapas estadual e nacional da CONAE 2014.


Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

Nenhum comentário:

Postar um comentário