quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Reajuste salarial para os servidores municipais de Rio das Ostras: o gato comeu?



No mês de outubro de cada ano, ocorre a data-base anual para o reajuste salarial dos servidores municipais, incluindo os profissionais da educação, de Rio das Ostras.



Ocorre que até a presente data, último dia de outubro, nenhum sinal do índice de reajuste salarial por parte da Prefeitura.


Nem as idas e vindas dos servidores – como ocorreu nesta semana – à procura de respostas junto à Câmara Municipal surtiu efeito. E os vereadores fizeram silêncio tumular!


Exceção seja feita, de um único vereador que um tanto acanhado – e talvez em respeito a mais de uma centena de servidores no plenário – expressou sua “indignação diante de nenhuma proposta concreta do Executivo”. Completou, dizendo, que talvez houvesse alguma resposta na “próxima semana”. Ato contínuo, o presidente da Câmara deu como “encerrada a sessão”.


Indignados, com toda a razão, os servidores presentes questionaram tal descompromisso e desrespeito, ensaiando um protesto em pleno plenário e saindo com apitos e narizes de palhaço!


Voz geral, nesta noite, era a necessidade de uma reação mais contundente e coletiva da categoria para cobrar respeito do Executivo Municipal – Greve! Greve! Greve! -  foi a palavra de ordem!


Mais uma vez a história se repete, quando um governo após eleito não cumpre suas promessas de campanha e vira às costas à população e aos seus servidores.


No caso de Rio das Ostras, não há explicação convincente para a falta de dinheiro para não se pagar, condignamente, seus servidores.


O Sepe Núcleo de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu em consulta à subseção do Dieese, com escritório no Sepe/RJ, fez cálculo quanto as “Possibilidades de Reajuste Linear segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal”, até a presente data.


Conclusão: o município de Rio das Ostras pode realizar um “reajuste possível em relação ao Limite Prudencial” de 35,32% - muito além dos 21% pedidos pelos servidores e profissionais da educação.


Em sua última assembleia realizada no dia 23 de outubro, a rede municipal de Rio das Ostras registrou a manutenção do estado de greve, deliberada em assembleias anteriores, até o cumprimento pelo Prefeito de todos os itens do acordado através de carta assinada em audiência em 21 de maio passado. Esta assembleia deliberou ainda pelo movimento unificado dos profissionais da educação com os demais servidores, se possível com calendário de luta comum.


Vamos à luta! Juntos somos ainda mais fortes!


Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

Nenhum comentário:

Postar um comentário