terça-feira, 22 de outubro de 2013

Conselho Municipal de Educação debate nova matriz curricular para o IMERO. Sepe defende proposta apresentada pelos docentes.


No dia 18 de outubro, sexta-feira, em sessão extraordinária, o Conselho Municipal de Educação debateu a nova matriz curricular para 2014 do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras.


De início, a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) tinha a pretensão de esgotar o debate naquele dia. No entanto, um grupo de professores do Instituto apresentou sua contrariedade com relação ao modelo de matriz do governo, uma vez que não contempla pontos considerados importantes pela comunidade escolar.


Após seguidas réplicas e tréplicas entre os mesmos atores, não havendo oportunidade para que todos expressassem de forma equânime suas contribuições, o representante dos profissionais da educação com assento no Conselho, professor Rosaldo Peixoto, propôs se organizar as falas para todos os presentes, inclusive para os próprios conselheiros.


E foi após ardorosa discussão que alguns problemas apresentados pela matriz oficial foram destacados pelo representante do Sepe como falta de uma segunda língua estrangeira; subdimensionamento de disciplinas como Filosofia, Sociologia e Artes; redução da carga horária total do curso de Formação de Professores; disciplinas optativas não explicitadas; esquecimento de disciplinas com Educação Ambiental, História de Rio das Ostras, História e Cultura da África, sem falar da disciplina sobre Saúde do Trabalhador, entre outros itens.


Diante do impasse e da impaciência em levar adiante o aprofundamento da discussão, e diante da posição explicitada pelo representante do Sepe em votar contrário à proposta da matriz do governo, houve recuo em não se votar naquela reunião, adiando-se para uma nova sessão extraordinária no dia 30 de outubro.


Os professores do IMERO ficaram de encaminhar a proposta da comunidade escolar de forma mais organizada e fundamentada de matriz curricular para contribuir com o debate, estando assegurado o apoio e defesa desta proposta pelo representante do Sepe.


Só a luta transforma a vida!

Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

Nenhum comentário:

Postar um comentário