quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Conselho Municipal de Educação de Rio das Ostras aprova nova matriz curricular que não contempla o professorado

 


No dia 30 de outubro, quinta-feira, o Conselho Municipal de Educação (CME) aprovou nova matriz curricular do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (IMERO) que não contemplou os professores quanto às suas reivindicações. A matriz passará a vigorar em 2014.


Foram necessárias duas sessões extraordinárias do CME para discutir e deliberar as modificações do texto  em vigor desde 2008, que apresentava problemas.


No entanto, a equipe pedagógica da Secretaria de Educação fez prevalecer seu ponto de vista e não cedeu às sugestões encaminhadas por um grupo de professores, indo para votação as duas propostas da matriz curricular. Foram seis votos favoráveis ao modelo da Semed e três ao modelo dos docentes – incluindo o voto do representante do Sepe.


Quando da justificativa do seu voto em nome da categoria, o conselheiro e professor Rosaldo Peixoto declarou que ainda que se constatassem avanços na matriz para 2014 em relação às anteriores, a atual discussão foi prejudicada pela pressa e pelo método utilizado.


Entre algumas das inadequações observadas estavam a não garantia da oferta de duas línguas estrangeiras (apenas uma era apresentada); as disciplinas optativas não estavam explicitadas e nem garantidas nas três séries (conforme proposto pelos professores); a disciplina História e Cultura da África e outra na área da Saúde do Trabalhador foram esquecidas; Língua Portuguesa e Literatura são apresentadas como um bloco com 5 tempos, e não com 3 e 2 tempos, respectivamente; além de outros problemas.


Quanto ao método utilizado de “bater propostas” e não debater pontualmente as sugestões apresentadas, acabou por colocar por terra todo o trabalho elaborado pela comunidade escolar no sentido de “oferecer uma formação de maior qualidade”, segundo as palavras dos docentes do IMERO.


Pior foi a situação dos professores convidados para apresentarem em viva voz sua proposta de matriz quando caíram em si, logo após a sumária votação, mostrando certa contrariedade com o desfecho. Restou a expectativa de uma futura reformulação quando, talvez, possam vir a ter seus pleitos atendidos.


O Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu apresenta nesta oportunidade uma moção de repúdio à falta de sensibilidade e de abertura ao diálogo com uma comunidade escolar reconhecida pelo seu trabalho sério e de qualidade, apesar das dificuldades e percalços na sua lide cotidiana.


Só a luta transforma a vida!

Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

Nenhum comentário:

Postar um comentário