quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Dezenas de milhares protestam contra violência de Paes e Cabral contra profissionais da educação. Núcleo do Sepe presente.






Nesta segunda-feira, 7 de outubro, dezenas de milhares de manifestantes foram às ruas protestar contra a violência dos governos Paes e Cabral contra os profissionais da educação da rede estadual e municipal do Rio de Janeiro. O Núcleo do Sepe Rio das Ostras e Casimiro de Abreu esteve presente.






O ato público foi convocado pelo Sepe/RJ (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro) e apoiado por inúmeras entidades, movimentos sociais e sindicais, que estiveram presente na passeata da Candelária até a Cinelândia. O ato foi pacífico.






Há muito que o movimento não reunia número tão expressivo em nome da educação de qualidade. O quantitativo exato dos manifestantes não é relevante,  pois os registros são contundentes.






O fato central é que, para além das demandas corporativas dos profissionais da educação, estes e a população acordaram: a educação pública em nosso Estado e no Município do Rio de Janeiro é agredida a cada dia de aula.






É do conhecimento geral que o movimento popular amplo e geral eclodido nos meses de junho e julho passados faz ainda ecos. Conforme algumas interpretações, teve por objetivo central protestar contra a falta de qualidade dos serviços públicos e de ética nas práticas políticas, país afora.






No atual movimento, o foco principal é denunciar a destruição da educação promovida por Paes e Cabral e  manifestar indignação com a tentativa de destruir fisicamente a categoria.






Num ato de insanidade ambos os governantes mandaram sua polícia expulsar aqueles que se manifestavam pacificamente na Câmara de Vereadores, na noite de 28 de setembro.






Para culminar a agressão aos profissionais de educação de ambas as redes, Cabral e Paes lançam mão de bombas de gás e balas de borracha no dia 1º de outubro, de triste memória para a cidade.






O Núcleo do Sepe Rio das Ostras e Casimiro de Abreu vem também se solidarizar, juntamente aos demais movimentos sociais e sindicais, em favor da educação de qualidade e na defesa dos direitos, e agora da integralidade física, dos seus profissionais.






A marcha pela Educação Pública no Centro do Rio de Janeiro ocorrida na noite do último dia 07, ficará na história do movimento dos educadores do Estado.






Só a luta transforma a vida!

Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

Nenhum comentário:

Postar um comentário