sexta-feira, 17 de maio de 2013

Rede Municipal de Rio das Ostras entra em greve de 72 horas a partir de 21 de maio



Em assembleia geral da rede municipal de Rio das Ostras, realizada no dia 15 de maio, os profissionais da educação decidiram por uma paralisação de 72 horas a contar do próximo dia 21 de maio, terça-feira.


A categoria atendeu ao chamado do Sepe, em sua terceira assembleia neste ano, para expressar sua insatisfação e mesmo indignação com relação à gestão Sabino eleito com 76% dos votos da população a partir de uma enxurrada de promessas – até o momento longe de serem concretizadas. Pelo contrário, mais problemas se acumularam sem solução à vista.


Diante desta situação, não restou à categoria reunida em seguidas assembleias do Sepe deliberar pelo movimento grevista para cobrar do senhor prefeito a abertura das negociações e iniciar o atendimento da pauta de reivindicações.


Sendo os profissionais de educação em questão servidores municipais, o sindicato representativo deste segmento de trabalhadores – Sindiserv/RO – igualmente, deliberou em suas assembleias gerais pela mesma paralisação de 72 horas, de 21 a 23 de maio próximo – estabelecendo-se entre as entidades sindicais um movimento unificado na ação. A assembleia final de unificação das propostas ocorreu no dia 16 de maio na sede o Sindserv/RO.


Este esforço de unificação das ações – definição pela greve, eixos comuns de campanha, atos conjuntos, materiais compartilhados etc. – foi resultado de consultas mútuas e prévias neste sentido, concretizadas ao longo do processo pelos representantes sindicais do Sepe e Sindiserv.


Dentre as deliberações, destacamos a constituição de um comando de greve com a participação de diretores de ambos os sindicatos, além de representantes das escolas mais mobilizadas e que se dispuseram a contribuir nesta tarefa.


A pauta de reivindicações deliberadas pela categoria em assembleias do Sepe já são de domínio público, amplamente informada por boletins, blog e contatos por e-mails.


Quanto aos eixos de campanha, destacamos: 1) Pagamento correto e imediato da regência; 2) Redução para todos da carga horária para 20 horas semanais e cumprimento da lei federal do um terço para planejamento; 3) Pagamento de horas extras trabalhadas e não remuneradas.


O movimento grevista obedecerá ao seguinte calendário e cronograma:

Dia 21 de maio:
7h – Panfletagens nas escolas
11h – Ato Público na Prefeitura
14h – Assembleia em frente à Prefeitura

Dia 22 de maio:
7h – Panfletagens nas escolas
11h – Ato Público na Prefeitura
14h – Assembleia em frente à Prefeitura

Dia 23 de maio:
7h – Panfletagens nas escolas
14h – Ato Público na Praça José Pereira Câmara
Em seguida, Marcha dos profissionais com saída da Praça e destino à Concha Acústica
16h – Assembleia na Concha Acústica, Praia do Centro


Como é tradição no movimento grevista organizado e coordenado pelo Sepe, tomarmos sempre a iniciativa de buscar o diálogo e a negociação com as autoridades públicas, como Prefeitos e Secretários, para abertura da negociação com vistas ao atendimento da pauta de reivindicações.


Como até o momento, o prefeito Alcebíades Sabino não atendeu às solicitações de audiências, formalizadas por ofícios, não resta ao Sindicato outra medida que adotar ações mais concretas e sintonizadas com o sentimento de insatisfação e indignação geral que veio se acumulando nos primeiros meses desta gestão.


A greve é legítima e legal, garantida na Constituição, para todos os servidores públicos civis, não constituindo motivo de receios, mesmo em face de eventuais governos autoritários. Estes passarão, mas a luta por dignidade profissional e uma educação de qualidade permanecerá na pauta dos educadores. 


Profissionais da Educação: Venham conosco unidos pelos mesmos ideais. Juntos somos ainda mais fortes!

Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.

E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com

Twitter: @sepeostras

Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário