sexta-feira, 17 de maio de 2013

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rio das Ostras realiza atividade pública pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes . Sepe apoia e divulga.


 Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


No próximo dia 18 de maio celebramos o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Entendemos que a exploração sexual da criança e do adolescente são as piores e mais perversas formas de violação aos Direitos Humanos. 


A data, instituída em 2000 pela Lei 9.970, faz alusão a um crime ocorrido há 40 anos, no Espírito Santo, quando Araceli Cabrera, então com 8 anos, foi violentada e assassinada, sendo que os criminosos continuaram impunes.

Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, desde o momento em que Araceli entrou no carro dos assassinos até o aparecimento de seu corpo, desfigurado pelo ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória. Poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

Apesar da cobertura da mídia e do especial empenho de alguns jornalistas, o caso ficou impune. Araceli só foi sepultada três anos depois. Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta.

Este ano, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rio das Ostras aprovou entre as atividades que serão promovidas, a construção do Fórum da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente em Rio das Ostras. Estamos realizando visitas e dialogando com os diferentes atores sociais do município de Rio das Ostras, como: as Secretarias de Saúde, Educação, Turismo, Comunicação, Esporte e Lazer, Bem Estar Social, Câmara dos Vereadores, Delegacia, Conselho Tutelar, Ministério Público, Vara da Infância e Adolescência, e a Universidade Federal Fluminense (PURO).

Com intuito de fortalecer esta REDE estamos convidando a todos e todas para participarem da Semana de Mobilização : FAZENDO BONITO EM RIO DAS OSTRAS : “PLANTAR E CUIDAR PARA COLHER” , para marcar o Dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate Ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O objetivo é derrubar o muro do silêncio em torno da violência sexual cometida contra crianças e adolescentes, sustentado pela indiferença da sociedade e pela cultura da impunidade dos agressores.

A data será lembrada com a realização de palestras informativas nas escolas do município, a partir da terça-feira (14), com a Abertura da Semana de Mobilização: Reunião Ampliada do CMDCA, às 9h , Palestra : “ Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Por que avançamos tão lentamente?”, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e o encerramento da programação acontece com diversas atividades no dia 18, a partir das 9h, na praça José Pereira Câmara, no Centro da cidade.

Esta nossa campanha visa construir uma mobilização social, convocando a atenção da sociedade para a situação de crianças e adolescentes na exploração sexual e a responsabilidade de todas e todos em combater este crime.

Conforme nossa reunião no último dia 09 de maio, o nosso desejo é o de estabelecermos uma parceria e estreitarmos nossas ações para fortalecimento da Rede de Atenção à Criança e Adolescente.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes.

Contamos com apoio e a participação.

Atenciosamente,

Guilhermina L. da Rocha
Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rio das Ostras

Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário