quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Greve impediu a implantação da Certificação

A greve nas escolas estaduais terminou no dia 24 de outubro, mas a luta da categoria terá que continuar, se quisermos garantir os nossos direitos contra a política meritocrática do governo estadual. Depois de 77 dias de greve, conseguimos garantir que o governo estadual não descontasse os dias fora de sala de aula e a SEEDUC não conseguiu avançar em alguns projetos estratégicos para a meritocracia, como a Certificação dos Professores.

Outro ponto que também pode gerar ganhos para a categoria é a formação de Grupos de Trabalho (GT) para discutir a implementação de “1 matrícula, 1 escola”; para discutir a implementação do 1/3 da carga horária para atividades extra curricular; e a discussão de uma matriz curricular que garanta que nenhuma disciplina terá menos de um tempo de aula.

Apoio da sociedade e unificação com outras redes

A mobilização da rede estadual obteve o apoio da população do Rio de Janeiro e durante os dias de paralisação, conseguimos a unificação em várias atividades com os profissionais da FAETEC e da rede municipal do Rio, que também estavam em greve. Grandes passeatas, com dezenas de milhares de participantes, com o tema da defesa da educação pública de qualidade colocaram as greves da educação carioca na agenda política do país e do estrangeiro, com ampla repercussão do debate sobre a escola pública e as suas precárias condições de funcionamento no estado do Rio de Janeiro.

Expusemos, também, a situação dos funcionários das escolas que, além de terem recentemente seus cargos extintos por decreto do governador, encontram-se em situação de total desvalorização.

Assim, com a greve, conseguimos avançar além da reivindicação salarial e denunciar, entre outras questões: que a política educacional não é discutida com os educadores e o sindicato; o autoritarismo das direções não eleitas pela comunidade escolar; e a não transparência da utilização das verbas do setor.


Fonte: Boletim do Sepe de 18/11/2013


Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário