segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Grupo de Acompanhamento do Legislativo de Rio das Ostras promoveu 2ª edição do “GAL na Praça”


Neste sábado, 14 de setembro, o Grupo de Acompanhamento do Legislativo de Rio das Ostras promoveu a 2ª edição do GAL na Praça, em frente à agência do Banco do Brasil.


O objetivo desta atividade foi, mais uma vez, apresentar o GAL à população de Rio das Ostras e divulgar sua atuação junto ao Legislativo local.


Foram distribuídos panfletos informativos, conclamando a participação nas sessões da Câmara Municipal para acompanhar e cobrar dos vereadores soluções para os inúmeros problemas da população.


A seguir, o texto na íntegra de um dos documentos distribuídos na ocasião e já divulgados pelo GAL em outros veículos de comunicação:

Os nossos vereadores nos representam?

Da beleza que surge das ruas do país, em manifestações de milhares de pessoas que rompem a apatia e mostram seu rosto, nos vem a esperança de que as pessoas estejam no inicio de um processo em que a participação política se faça também no dia a dia da vida da cidade.

Das ruas certamente surgirá uma conscientização maior de que, junto com os gritos de protesto e as reivindicações gerais, deve acontecer o acompanhamento minucioso dos detalhes da vida política em cada localidade.

Quando nos fazemos presentes na Câmara dos Vereadores temos a pretensão de estar desempenhando este papel. Queremos estar atentos aos rumos que são dados à nossa cidade, acompanhando de perto as políticas públicas locais utilizando os instrumentos democráticos que estão à nossa disposição.

Acreditamos que a democracia ainda é a melhor forma de organização social. Acreditamos também que os políticos foram eleitos por nós e, portanto devem sim nos representar. O que desejamos é colaborar para diminuir esta distância entre representantes e representados. Com este objetivo, o GAL dará sempre a conhecer à população o resultado de suas observações, conservando o espírito construtivo porque acreditamos que uma Câmara acompanhada por quem a elegeu poderá funcionar melhor.

Na última semana de junho, fomos “brindados” com a antecipação do recesso da Câmara. Embora as manifestações das ruas de Rio das Ostras tenham ocorrido no mais completo clima de tranquilidade, nossos representantes preferiram antecipar suas férias e voltarão às suas atividades somente no mês de agosto. Os riostrenses, trabalhadores comuns com férias comuns, certamente não se sentem representados nesta decisão.

Outro item que nos leva a grandes questionamentos é o fato de percebermos que alguns vereadores comparecem às sessões trazendo na bagagem os problemas da vida cotidiana da cidade: sente-se claramente que eles estiveram nos bairros, conversaram com os cidadãos, ouviram suas necessidades e se movimentam para atendê-las. Outros, infelizmente dão a sensação de estar distantes dos problemas da população: “entram mudos e saem calados”, limitam-se às votações e não acrescentam nenhum dado novo aos assuntos em discussão, mesmo aqueles que, sabemos, conhecem muito bem os caminhos tanto do executivo quanto do legislativo.

Preferimos ainda não citar nomes porque temos a esperança de ver este quadro revertido ou melhorado no decorrer dos mandatos.

E, por último registramos que infelizmente, continuamos a ver vereadores retirando-se das sessões antes do seu término, sem justificativas aos presentes. A esperança continua a nos motivar a não citar seus nomes por enquanto, mas podemos destacar, por exemplo:
       . Sessão do dia 18 de junho, começou com a presença dos 13 vereadores e terminou com apenas 07 vereadores;
     . Sessão do dia 19 de junho começou com a presença dos 13 vereadores e terminou com apenas 06 vereadores.

Lamentamos ainda não poder divulgar para tantos que nos acompanham, como têm atuado as Comissões Permanentes da Câmara, assim como, o agendamento da retomada dos trabalhos relativos ao Regimento Interno da Câmara, ambos os assuntos já solicitados pelos nossos Ofícios de 09 de abril e 07 de maio de 2013.

Lembramos que o GAL se reúne nas primeiras quintas-feiras do mês em sala da Igreja Matriz (católica) às 19 horas. Todos são bem-vindos, independente de credo religioso ou preferências partidárias.

Agosto de 2013
Grupo de Acompanhamento do Legislativo (GAL) de Rio das Ostras



Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

Nenhum comentário:

Postar um comentário