quarta-feira, 4 de setembro de 2013

4 de setembro - Dia Mundial da Saúde Sexual: ‘Tira uma foto com teus direitos sexuais’



Tradução: ADITAL

Por quê? A história por trás do Dia Mundial

Em 2010, a Associação Mundial para a Saúde Sexual (WAS, sigla em inglês) fez um chamado a todas suas organizações filiadas para celebrar o Dia Mundial da Saúde Sexual (DMSS), cada 4 de setembro, em um esforço para promover uma maior consciência social sobre a saúde sexual ao redor do mundo.

O primeiro Dia Mundial foi celebrado com o slogan "Falemos sobre isso!”, para começar a combater os medos e os tabus que rodeiam a sexualidade. O tema do Dia Mundial 2010 foi discutido em diferentes fóruns, muitos dos quais foram debates intergeneracionais.

O Dia Mundial da Saúde Sexual 2011 centrou-se na saúde sexual juvenil, com o lema "A saúde sexual dos jovens: Direitos e responsabilidades compartilhados”. O tema desse Dia Mundial foi consequência da criação da Iniciativa Juvenil da WAS e aconteceu no contexto do Ano Internacional da Juventude, proclamado pelas Nações Unidas. Dentro da WAS, membros do Comitê Assessor e do Comitê Juvenil celebraram o dia ao organizar um amplo rol de atividades em seus países natais, desde mesas redondas de discussão até conferências e exibições artísticas.

Os enfoques do Dia Mundial da Saúde Sexual 2012 foram a diversidade e as minorias, com o lema "Em um mundo diverso, saúde sexual para todos!”. Ao redor do mundo, as atividades comemorativas tornaram visíveis as realidades de grupos como anciãos, pessoas transgênero, pessoas que vivem com deficiências, imigrantes etc.

O lema do Dia Mundial 2013 é "Para alcançar a saúde sexual, ‘esCOLHE’ teus direitos sexuais e tira uma foto!”, constituindo uma recordação da importância fundamental que os direitos sexuais têm para integrar a saúde sexual. Queremos convidar a todxs a que tirem uma foto com seus direitos sexuais!

Quantos países estão envolvidos no Dia Mundial?

O Dia Mundial da Saúde Sexual é uma celebração global relativamente nova, que funciona em uma base voluntária. Até a data, temos informação de que mais de 35 países participam, incluindo: Itália, Suécia, Brasil, Venezuela, Chile, Cuba, Japão, Líbano, Croácia, Austrália, México, Colômbia, Porto Rico, Espanha, Argentina, Turquia, Peru, Estados Unidos, Israel, Macedônia, Nicarágua, Indonésia, Lituânia, El Salvador...


Os organizadores de cada país realizaram as atividades do Dia Mundial em escolas, meios de comunicação, livrarias, universidades, praças públicas, salões de arte, grupos de teatro etc. O DMSS pretende ser replicado em todos os contextos sociais possíveis através da criatividade de seus organizadores. A WAS quer assegurar-se que os assuntos relacionados com a saúde sexual sejam discutidos em todas as partes!

http://www.diamundialsaludsexual.org/node/38

DECLARAÇÃO DOS DIREITOS SEXUAIS

Declaração do 13º Congresso Mundial de Sexologia, Valência, Espanha, revisada e aprovada pela Assembleia Geral da Associação Mundial de Sexologia (WAS), em 26 de agosto de 1999, no 14º Congresso Mundial de Sexologia, em Hong Kong, República Popular da China.

Os direitos sexuais são direitos humanos universais baseados na liberdade, na dignidade e na igualdade inerentes a todos os seres humanos. Dado que a saúde é um direito humano fundamental, a saúde sexual deve ser um direito humano básico. Para assegurar o desenvolvimento de uma sexualidade saudável nos seres humanos e nas sociedades, os direitos sexuais devem ser reconhecidos, promovidos, respeitados e defendidos por todas as sociedades, com todos os seus meios. A saúde sexual é o resultado de um ambiente que reconhece, respeita e exerce esses direitos sexuais:

1. O direito à liberdade sexual. A liberdade sexual abarca a possibilidade da plena expressão do potencial sexual dos indivíduos. Se exclui toda forma de coerção, exploração e abuso sexuais em qualquer tempo e situação da vida.

2. O direito à autonomia, integridade e segurança sexual. Esse direito inclui a capacidade de tomar decisões autônomas sobre a própria vida sexual dentro do contexto da ética pessoal e social. Também estão incluídas a capacidade de controle e desfrute de nossos corpos, livres de tortura, de mutilação e de violência de qualquer tipo.

3. O direito à privacidade sexual. Esse, envolve o direito às decisões e condutas individuais realizadas no âmbito da intimidade, sempre e quando não interfiram nos direitos sexuais dos demais.

4. O direito à equidade sexual. Refere-se à oposição a todas as formas de discriminação, independentemente do sexo, gênero, orientação sexual, idade, raça, classe social, religião ou limitação física ou emocional.

5. O direito ao prazer sexual. O prazer sexual, incluindo o auto-erotismo, é fonte de bem estar físico, psicológico, intelectual e espiritual.

6. O direito à expressão sexual emocional. A expressão sexual emocional vai além do prazer erótico ou dos atos sexuais. Todo indivíduo tem o direito a expressar sua sexualidade através da comunicação, do contato, da expressão emocional e do amor.

7. O direito à livre associação sexual. Significa a possibilidade de contrair ou não matrimônio, de divorciar-se e de estabelecer outros tipos de associações sexuais responsáveis.

8. O direito à tomada de decisões reprodutivas, livres e responsáveis. Isso abarca o direito a decidir ter ou não filhos, o número e o espaço entre cada um deles e o direito ao acesso pleno aos métodos de regulação da fecundidade.

9. O direito à informação baseada no conhecimento científico. Esse direito implica que a informação sexual deve ser gerada através da investigação científica livre e ética, bem como o direito à difusão apropriada em todos os níveis sociais.

10. O direito à educação sexual integral. Esse é um processo que se inicia com o nascimento e dura toda a vida e deveria envolver todas as instituições sociais.

11. O direito à atenção da saúde sexual. A atenção da saúde sexual deve estar disponível para a prevenção e o tratamento de todos os problemas, preocupações e desordens sexuais.

OS DIREITOS SEXUAIS SÃO DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS E UNIVERSAIS





Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

Nenhum comentário:

Postar um comentário