segunda-feira, 24 de junho de 2013

Todo repúdio à violência da PM contra o direito à livre manifestação e expressão de ideias

O Sepe e os profissionais de educação, que participaram da grande manifestação realizada dia 20, no Centro do Rio, vêm a público expressar todo o seu repúdio contra as ações repressivas de policiais militares e da tropa de choque contra pessoas que participaram do protesto e que, em momento nenhum, se envolveram em atos de violência ou depredaram o patrimônio público. Por causa dos excessos das forças de repressão, sob o comando do governo estadual, dezenas de pessoas foram levadas feridas para hospitais do centro do Rio e centenas sofreram agressões da parte de policiais em vários locais do centro, como as imediações da Lapa, Praça XV e Cinelândia.

No final da noite diretores do Sepe e profissionais de educação das redes estadual e municipais que foram à passeata ficaram ilhados em um hotel na Rua Senador Dantas, quando a polícia de choque jogou bombas de efeito moral e, segundo relatos dos presentes, chegou a disparar tiros para dispersar a multidão que se concentrava na Cinelândia depois do ato na Presidente Vargas. O Sindsprev, na Lapa, sofreu uma tentativa de invasão da polícia militar, porque abrigou um grupo de manifestantes, que se refugiaram no local para fugir dos ataques indiscriminados de policiais nas ruas localizadas no entorno da Lapa. Ali, Bares foram invadidos e a polícia jogou bombas de gás lacrimogênio, provocando tumulto, correria e confusão entre aqueles que estavam no local.

No entender do sindicato, nada pode justificar o excesso de violência das forças policiais contra pessoas que estavam nas ruas para exercer o seu legítimo direito de cidadania e de manifestação. Mais uma vez, somos testemunhas de como o governo estadual “lida” com a democracia, ao ordenar que a polícia ataque manifestantes para tentar coibir protestos de rua. Se houve excesso de uma minoria que se integrou aos protestos, nada pode justificar que as forças policiais – que deveriam proteger a população – partam para o ataque e promovam um verdadeiro massacre contra aqueles que foram para as ruas demonstrar sua insatisfação com a situação política atual no país e reivindicar pelos seus direitos.



Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário