sexta-feira, 7 de junho de 2013

Rio das Ostras realiza colóquios preparatórios para a Conferência Municipal de Educação

Conforme anunciado pelo Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, o Município de Rio das Ostras está realizando seus colóquios como fase preparatória para a Conferência Municipal de Educação em 2013.

Nesta semana, nos dias 4, 5 e 6, realizaram-se os três primeiros com a participação de profissionais da educação e de demais interessados entre estudantes, pais e responsáveis, além de representantes da sociedade civil.

Nesses colóquios, é feita uma apresentação sumária do histórico  das diversas conferências de educação e das tentativas de construção de um Sistema Nacional de Educação, articulado, com vistas à elaboração de um Plano Nacional de Educação (PNE).

Em seguida, são apresentados os sete eixos que constituem o Documento-Referência da CONAE 2014. Cada apresentador faz uma sinopse do texto introdutório de cada eixo, além de destacar os pontos mais importantes entre as propostas a serem debatidas e deliberadas na Conferência.

Nesta ocasião, o propósito principal é sensibilizar e divulgar o Documento e convidar a população e os educadores a se envolverem no processo de elaboração do PNE.

Durante a apresentação foi destacado que o documento não está completo e nem se trata da “palavra final”. Inclusive, foram pontuados problemas como a simultaneidade de legislações sobre Educação, existindo atualmente no Congresso Nacional um texto em tramitação sobre o PNE 2010, cuja conclusão está prometida para dezembro próximo.

Para o Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, o atual texto necessita de correções e revisões, além de ser completado com temas omitidos. O Sepe faz eco com as críticas já enunciadas no texto anterior (PNE 2010), onde propostas do movimento nacional dos educadores não foram contempladas. Com destaque para os temas sobre financiamento da educação, gestão democrática e valorização dos profissionais de educação, que ficaram aquém.  O texto atual prenuncia a permanência desses equívocos.

Daí a importância da participação a mais ampla possível da categoria e da população interessada no tema, para buscar reverter este quadro já delineado.

O Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu tem representante na Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Educação de Rio das Ostras entre outros representantes da sociedade civil organizada.

Calendário da CONAE 2014:

28 e 29 de junho de 2013 – Conferência Municipal de Educação de Rio das Ostras

03 e 04 de agosto de 2013 – Conferência Intermunicipal de Educação de Macaé

17 a 21 de fevereiro de 2014 – Conferência Nacional de Educação (CONAE), em Brasília, DF.


Em anexo o registro dos colóquios realizados na E.M. Maria Teixeira de Paula (05/06/13) e na Paróquia Nossa Senhora da Conceição (06/06/13):











Participem! Só a luta transforma a vida!


Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário