sexta-feira, 21 de junho de 2013

Protesto inédito reúne mais de 5 mil manifestantes nas ruas de Rio das Ostras. Sepe presente.


Nesta quinta-feira, 20 de junho, protesto inédito reverbera em Rio das Ostras a atual onda de manifestações pelo Brasil.

Talvez, pareça prematura uma análise crítica deste movimento que vem sacudindo o status quo nacional  com ampla repercussão internacional.

No entanto, salvo melhor juízo, este fenômeno social não é fruto, como  alguns dizem, de um espontaneísmo ou mero mimetismo do que acontece pelo mundo.

Preliminarmente, poderíamos dizer que esse movimento tem três fundamentos: Insere-se no fenômeno mais geral por mudança no mundo político; a generalização ao acesso à comunicação via redes sociais; e o anseio disseminado de protagonismo real.

Ainda é cedo para avaliar a origem e orientação de todo este movimento. O que sabemos é que já é fato histórico presente para ser lembrado. A dúvida, exatamente pelo seu caráter independente e autônomo de instituições e entidades constituídas, está em se saber os seus rumos futuros.

Desnecessário ressaltar que o protesto não se restringe a uma questão específica, como o caso do aumento das passagens urbanas. Desde o início saltava aos olhos de qualquer observador.

O que fica nítido é que se trata de um forte desejo por mudanças na forma de fazer política, no acesso aos serviços públicos de qualidade e no atendimento às expectativas de vida da juventude contemporânea.

Em síntese, os jovens e estudantes parecem estar dando um recado às gerações mais antigas (mesmo àquelas engajadas há anos nos movimentos sociais e sindicais) de que não aceitam a barbárie como “normalidade” para uma civilização.

As vozes juvenis parecem estar gritando, com uma nova linguagem, que outro Brasil é possível.

Só a luta transforma a vida!













Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário