terça-feira, 11 de junho de 2013

Assembleia da rede municipal avalia como vitorioso o movimento grevista em Rio das Ostras


Os profissionais da educação da rede municipal de Rio das Ostras em assembleia geral de 28 de maio, terça-feira, avaliaram como vitorioso o movimento que resultou na paralisação de 24 horas no dia 21 do mesmo mês.

Esta assembleia foi convocada e conduzida, simultaneamente, pelos sindicatos representativos da categoria, Sepe local e Sindserv de Rio das Ostras, tendo sido realizada na sede deste último. A mesa de condução dos trabalhos foi constituída por um diretor de cada entidade.

A pauta da assembleia tratou de três pontos principais: 1) Negociação com a Prefeitura e desdobramentos;  2) Estado de Greve; 3) Revisão do PCCV.

Mesmo considerada como vitória parcial, pois a negociação com o governo ainda está em curso, a visão geral dos presentes foi a de que esta adesão à greve levou o governo a reconhecer a força da categoria junto aos seus sindicatos. E a receber os grevistas em audiência neste dia 21.

Como resultado da negociação, o governo atendeu a seis reivindicações expressas em carta e assinada pelas partes envolvidas – prefeito e direções dos sindicatos.

Nesta assembleia, durante as avaliações, foi feito um balanço do movimento e da negociação, apresentando-se os fatores que contribuíram para o resultado conquistado. Como positivo, por exemplo, foi a resposta da categoria em aderir de maneira inédita à greve da rede, convocada pelos sindicatos. Como negativo, foram apontadas falhas cobrando maior organização e melhor condução do movimento. Para os presentes, essas falhas tiveram origem neste ineditismo. E deste balanço, constatou-se a necessidade de sindicatos e categoria, juntos, procurarem corrigir os equívocos à luz da pluralidade de visões presentes no movimento, respeitando-se as posições divergentes com vista à unidade na ação.


Após as avaliações e a apresentação das propostas, foram as seguintes as deliberações da assembleia:

1)Manutenção do estado de greve, para continuar pressionando o executivo para efetivação de toda a pauta emergencial negociada;
2)Próxima assembleia geral da rede municipal de Rio das Ostras, em 6 de agosto, terça-feira, em local a confirmar;
3)Reafirmar as audiências já solicitadas pelos sindicatos para dar prosseguimento à pauta da Campanha Salarial de 2013 aprovada pela categoria;
4) Assinatura do ponto para todos e não  à reposição de aulas;
5) Denunciar os casos de assédio moral e colocar o Departamento Jurídico do sindicato à disposição dos ameaçados;
6) Reafirmação da revisão do PCCV da educação, rejeitando-se qualquer viés “meritocrático”;
7) Para a constituição da Comissão Paritária, um dos itens conquistados na negociação, foram indicados 9 (nove) nomes de profissionais da educação;
8) Será organizado um Grupo de Trabalho de caráter consultivo, que atuará junto àquela comissão, sendo este GT constituído pelos  profissionais já indicados, sendo  acrescidos de outros interessados em contribuir, entre representantes da categoria e diretoria;
9) O Sepe disponibilizará seu Departamento Jurídico, além do escritório do DIEESE, com sede no Sepe Central, para assessoria a esse GT e à Comissão revisora do PCCV.
10) Caso haja necessidade, uma reunião ou assembleia extraordinária poderá ser convocada pelo(s) sindicato(s).



Só a luta transforma a vida!


Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário