quarta-feira, 19 de junho de 2013

Rio das Ostras promove quarto e último Colóquio prévio à Conferência Municipal de Educação


Neste sábado, dia 15, aconteceu o quarto e último Colóquio que antecede Conferência Municipal de Educação de Rio das Ostras, na E.M. Marinete de Souza, em Cantagalo.


Como divulgado pelo Sepe, esses Colóquios se constituem como fase preparatória para a Conferência Municipal e têm como objetivo discutir o Documento-Referência a partir do tema: Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração, organizado segundo sete eixos que norteiam as perspectivas para a organização da Educação Nacional e a consolidação do novo PNE.


Este último Colóquio, como os anteriores, foi aberto pelo Presidente da Comissão Organizadora da Conferência Municipal, Prof. Maurício Santana, dando à palavra em seguida à Secretária de Educação, Profª Andréa Machado, que saudou os presentes pela participação.


A seguir, foi apresentado um breve histórico das tentativas de formulação de um Plano Nacional de Educação no País, à luz dos acontecimentos marcantes de nossa história a partir do Manifesto dos Pioneiros.


Ato contínuo, foi feita a apresentação sumária dos eixos que compõem o Documento, completada por algumas propostas mais representativas de cada eixo.


Em seguida foi dada a palavra à representante da Comissão Organizadora da Conferência Estadual do Rio de Janeiro, Profª  Guilhermina Rocha, representando nesta Comissão a Federação Estadual dos Trabalhadores dos Estabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro (FETEERJ).


Após alguns esclarecimentos preliminares sobre a organização das Conferências, a Profª Guilhermina discorreu, entre outros aspectos, sobre a necessidade e importância do envolvimento dos profissionais da educação e dos diferentes segmentos da sociedade civil para a consecução de amplo e profícuo debate com vistas ao avanço na qualidade da Educação Pública no País.


O Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu está representado na Comissão Organizadora Municipal pelo diretor e professor Rosaldo Peixoto.


Só a luta transforma a vida!


Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário