quarta-feira, 20 de março de 2013

Projeto Sepe vai à escola: Aproximando mais o sindicato do cotidiano escolar


Apresentação:

O Projeto Sepe vai à escola vem de longa data na história do Sepe e tem adotado forma e meios diferenciados conforme a época e o local. O Sepe/RJ e seus Núcleos e Regionais têm tido essa prática.

O Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu desde sua reorganização, há cerca de dois anos, vem realizando suas visitas às escolas conforme a possibilidade financeira do Núcleo e a disponibilidade de sua direção.

O objetivo dessas visitas é conhecido. Trata-se de levar materiais do Sindicato às escolas com informações referentes às atividades programadas, como assembleia, ato público, audiência etc, além dos informes do interesse da categoria. Na outra mão, a direção obtém informações sobre o cotidiano escolar com seus problemas.

Com as modernas tecnologias digitais, o trabalho de comunicação fica facilitado, pois possibilita com poucos recursos materiais e financeiros, uma maior e melhor divulgação da atuação do Sindicato junto à categoria com vista a sua organização e mobilização.

Sepe vai à escola (1): Colégio Municipal Professora América Abdalla, Bairro Nova Esperança, Rio das Ostras


No dia 18 de março, segunda-feira, o Sepe compareceu em mais uma das muitas visitas a este Colégio, no Centro de Rio das Ostras.

O Colégio é bastante conhecido por abrigar eventos onde necessitam espaços amplos para acomodar número elevado de participantes, como ocorreu na Aula Inaugural deste ano com a presença do reconhecido professor e doutor Gaudêncio Frigotto.


Neste dia de visita, em especial, o Sepe tinha como objetivo trocar informações com os profissionais da educação sobre pontos em que havia controvérsias, como: a) redução de carga horária (de 25 para 20 horas); b) Cumprimento do 1/3 da carga horária para atividades extraclasse. Além de outras questões.

Estava prevista para o dia seguinte uma audiência, solicitada pelo Sepe, com a Secretária Municipal de Educação. Sendo que informações atualizadas poderiam ser úteis durante este encontro.


Como resultado dessa visita, constatamos quem nem todos os professores têm seu horário reduzido. Além disso, o período de 1/3 não estava sendo cumprido, do ponto de vista do Sindicato. E, pior, havia casos de aumento de carga horária, o que pode ser um problema generalizado na rede. Constatou-se também que a existência de “janelas” nos horários, que foram apresentadas como “indesejadas”, pois que aumentam ainda mais o tempo de trabalho, sendo este não remunerado.


Esse quadro tendo sido constatado em outras escolas da rede municipal, o  que se conclui que se trata de um motivo a mais para se cobrar soluções junto aos representantes do governo – motivo pelo qual o Sepe solicitou a citada audiência, entre outras iniciativas.


Só a luta transforma a vida!

Diretoria do Sepe Núcleo de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras

Tel.: (22) 2764-7730

Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras

Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário