segunda-feira, 11 de março de 2013

Audiência com o Prefeito Sabino e o Movimento “Chega de Estupros em Rio das Ostras” em 7 de março

No dia 7 de março, quinta-feira, o Prefeito Alcebíades Sabino recebeu a Comissão do Movimento “Chega de Estupros em Rio das Ostras” em seu gabinete, na Prefeitura. Esta audiência foi resultado de uma das 22 reivindicações encaminhadas, por ofício, ao Poder Público de diversas esferas.

O movimento solicitou que para esta audiência os Secretários de governo também estivessem presentes, uma vez que diversos pontos de pauta de reivindicações diziam respeito às suas pastas e já poderiam ter esclarecimentos e encaminhamentos por parte dos que executam (ou, pelo menos, deveriam) esses serviços e procedimentos.

Dentre as questões tratadas, destacamos aquelas onde o Prefeito diz que:

- A guarda municipal tem um contingente atual de 500 guardas;
- Ampliará o sistema de monitoramento por câmeras;
- O quartel da Polícia Militar estará concluído, mas não tem previsão para seu funcionamento;
- O Município assinou convênio com o Programa PROEIS.
- Está realizando capacitação dos profissionais da prefeitura;
- Tem ampliado a ronda municipal;
- Implantará um serviço 24 horas com número de telefone de fácil acesso e com campanhas divulgando este número junto à população;
- Verificará a situação da iluminação pública, que é da responsabilidade da Prefeitura;
- Ampliará o transporte público à noite e estará preparando o licenciamento de novas linhas e transportes.

Apesar das promessas supracitadas, uma das principais reivindicações foi rechaçada de pronto pelo Prefeito que é a criação de uma Secretaria Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres. O que frustrou e desagradou, logo de início, as negociações em curso.

Participaram desta audiência, além do Prefeito, o Secretário de Segurança Pública, Major Santos; a Secretária Municipal de Bem-Estar Social, Rosineide Azeredo; a Coordenadora da Cassa da Mulher de Rio das Ostras, Andreia Morato; a Secretária Municipal de Saúde, Drª Ana Cristina Guerrieri; o Secretário Municipal de Comunicação Social, Osmar Soares; e, pela Comisão do Movimento, as professoras Kátia Marro, Cristina Brites e Raimunda Soares, do PURO/UFF; representante da Comunidade e Associação de Moradores, Srª Margareth; a aluna da UFF, Maria de Lourdes; e a representante do Sepe Núcleo Rio d as Ostras e Casimiro de Abreu,  professora Rosilene Macedo.

Esta audiência terá desdobramentos junto a outros órgãos e autoridades públicas com vista a tratar e combater, por todos os meios, os crimes provocados contra as mulheres em franca e ostensiva agressão aos direitos sociais e humanos em termos de gênero.

Só a luta transforma a vida!


Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

Nenhum comentário:

Postar um comentário