terça-feira, 12 de março de 2013

Campanha “Chega de estupros em Rio das Ostras” – Sepe apoia e organiza ato público na Praça José Pereira Câmara, no Centro.





No dia 08 de março, como parte das atividades do Dia Internacional da Mulher, a Campanha “Chega de Estupros em Rio das Ostras” realizou ato público, na Praça José Pereira Câmara, no Centro de Rio das Ostras.



A Campanha é organizada por diversas entidades da sociedade civil organizada local, incluindo o Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu. Outra importante instituição responsável pelo movimento é o Polo Universitário de Rio das ostras (Puro) da Universidade Federal Fluminense (UFF), através de seu Programa de Extensão “Universidade Itinerante: formação político-cultural em direitos humanos”.




Durante o ato público, os diversos manifestantes, representando suas entidades, foram unânimes em afirmar que não se tratava de uma “comemoração”, mas, muito mais, de uma denúncia pública à crescente violação dos direitos humanos das mulheres em nosso município. Era mais um dia de luta...



 De acordo com dados oficiais, como os extraídos do Mapa da Violência 2012 – Homicídios de Mulheres no Brasil (CEBELA – FLACSO, 2012), a cada três minutos uma mulher é violentada no país. Entre os anos de 1980 e 2010, foram assassinadas mais de 92 mil mulheres, sendo 43,7 mil assassinatos na última década, representando um aumento de 230% em relação ao período anterior. Um verdadeiro genocídio de gênero!



A omissão e o silêncio são formas contumazes de pacto com a violência. Em especial, com a violência sexual contra as mulheres, que acarreta grandes e graves problemas de saúde, com sequelas físicas e emocionais duradouras em suas vítimas. Daí a importância desse ato público para dar mais visibilidade a um problema “esquecido” pela maioria das nossas autoridades.



Conforme assinalou o representante do Sepe durante a manifestação, lembrando Hannah Arendt, no seu livro Sobre a violência: “A violência não pode ser derivada de seu oposto, o poder... Cada diminuição no poder é um convite à violência.” Neste caso aqui denunciado, diminuição no poder significa ausência de autoridade, do Estado e de Políticas Públicas para as mulheres, concluiu.



O ato que contou com a presença de cerca de duas centenas de manifestantes, entre militantes e populares, de todas as idades, para os quais foram distribuídos materiais como Notas e Manifestos. O sindicato distribuiu seu boletim especial sobre o 8 de Março intitulado “Sepe na luta contra o machismo, o racismo e a homofobia, sempre!” O mesmo documento conclama: “Chega de violência contra as mulheres! Queremos salários dignos! Creche 24 horas! Contra a retirada de direitos das trabalhadoras! Não ao ACE (Acordo Coletivo Especial)!”



O Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu apoia e se solidariza com a campanha em defesa dos direitos das mulheres em nosso município. Basta de violência em Rio das Ostras!




Só a luta transforma a vida!

Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu


Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

Um comentário:

  1. MUITO BONITO O MOVIMENTO. SÓ QUE NO DIA 9 EU SOFRI UMA TENTATIVA DE ESTUPRO, O CARA FOI PRESO E O DELEGADO DE MACAE REGISTROU COMO LESÃO CORPORAL LEVE. FUI AGREDIDA COVARDEMENTE POR UM DESCONHECIDO NA PRAIA E ELE QUERIA ME LEVAR PARA A AGUA DE QUALQUER MANEIRA, SÓ QUE EU FINGI QUE DESMAIEI. MEU NOME É DENISE ANALIA BARELA CAETANO. MEU TELEFONE 21-8400-9650. O DESGRAÇADO FOI SOLTO NO MESMO DIA E DEVE ESTAR AGREDINDO, ESTUPRANDO E MATANDO LÁ.

    ResponderExcluir