segunda-feira, 25 de março de 2013

Marcha pela Educação em memória do estudante Edson Luís em 21 de março no Rio de Janeiro


Há 45 anos, no dia 28 de março, morria o estudante Edson Luís de Lima Souto, assassinado pelas forças de repressão da ditadura militar. Edson foi o primeiro estudante vítima do regime. Sua morte mobilizou e acordou a sociedade para as atrocidades da repressão. O dia de sua morte tornou-se o Dia Nacional dos Estudantes e até hoje é lembrado com atos e passeatas. No entanto, mesmo após 25 anos do fim da ditadura, a repressão ainda não acabou e os estudantes encontram barreiras para se organizar.

O direito à educação vem sendo atacado! Enquanto escolas sofrem com falta de servidores, de refeitórios, de bibliotecas, de laboratórios e de infraestrutura, menos de 3% da riqueza do país vai para a educação. O governo gasta R$ 86 bilhões na Copa do Mundo e R$ 753 bilhões com a dívida pública. Enquanto estudamos em condições precárias, o dinheiro é desviado para o bolso dos mais ricos, uma inversão de prioridades e um descaso dos governantes com a educação.

A cada ano, o direito dos estudantes é mais limitado com a restrição do passe livre, a prova disso é que, segundo o IBGE, 30% dos estudantes param de estudar por não ter dinheiro para chegar à escola. A educação não pode se restringir aos muros da escola. Nós estudantes queremos o passe livre irrestrito para podermos ter acesso a cultura e lazer.

Portanto, é importante todos nós estudantes estarmos unidos na luta em defesa da educação pública de qualidade e garantirmos que nossos direitos sejam respeitados. Vamos ocupar as ruas e honrar as lutas dos estudantes que morreram na ditadura e que continuam morrendo hoje.

Fonte: Panfleto do Fórum (FEDEP) de 21 de março de 2013


























Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras

Tel.: (22) 2764-7730

Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras

Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário