terça-feira, 26 de março de 2013

Ato Público em defesa dos direitos humanos e em repúdio ao deputado federal racista, machista e homofóbico acontece na ABI




Nesta segunda-feira, dia 25 de março, no auditório da ABI, foi realizado um ato público, repudiando o deputado federal Marco Feliciano (PSC), indicado para presidir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias na Câmara Federal, e reafirmando a defesa dos direitos humanos das mulheres, negros e homossexuais – as chamadas “minorias”.



O evento foi organizado por diversas e diferentes lideranças da sociedade civil e política fluminense, garantido a pluralidade e diversidade de concepções ali presentes. Parlamentares progressistas, lideranças de diferentes religiões, artistas de múltiplas artes, acadêmicos, estudantes, representantes de várias raças/etnias, homens e mulheres de distintas gerações, representantes de vários movimentos sociais e sindicais, entre outros segmentos, acorreram em apoio e solidariedade àqueles ameaçados pela possível confirmação do citado deputado agora alçado àquele importante posto de defesa dos historicamente oprimidos e reprimidos no país.



O ato foi coordenado por dois ilustres representantes da causa dos direitos humanos em nosso estado, Ivanir de Melo, líder religioso, e Marcelo Freixo, deputado estadual do Rio de Janeiro. À Mesa muitos foram os convidados, cada um expressando seu ponto de vista, convergindo  pela condenação a qualquer ameaça a mais como esta representada pela formação de uma Comissão integrada por representantes do povo, mas que discriminam o mesmo povo entre aqueles “escolhidos” e os “banidos” da “graça divina”.



No plenário, estavam presentes conhecidas personalidades e expressões do movimento dos direitos sociais e humanos, com destaque para as entidades sindicais representativas dos trabalhadores, em especial do âmbito da educação pública.



Ressaltamos a participação dos representantes do Sepe/RJ – Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro, a Professora Dulce do Nascimento, e do Sepe Núcleo Rio das ostras e Casimiro de Abreu, Professor Rosaldo Peixoto, entre outros de diferentes Núcleos e Regionais.



Destacamos também a presença da Professora Guilhermina Rocha, membro titular do Conselho Estadual dos Direitos Humanos do Rio de Janeiro, representando o Sepe/RJ. Além disso, a professora Guilhermina atua como presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rio das ostras, eleita pelo Fórum da Sociedade Civil no município.



Durante o evento foi distribuído um abaixo -assinado a ser encaminhado ao presidente da Câmara Federal no sentido de reforçar o movimento que já tem manifestação em âmbito nacional para dificultar ou mesmo impedir o que para muitos foi considerado “uma afronta à dignidade do povo brasileiro”, sintetizada numa faixa estampada no plenário com os dizeres: “Fora Feliciano!”



Como ressaltado em vários depoimentos, não se trata de um movimento partidário e menos ainda pessoal contra o citado deputado, mas sim contra uma “atitude” e uma “ideologia” marcadas por um “fundamentalismo” discriminador e excludente – em tudo oposto ao projeto de uma sociedade justa, fraterna e solidária.



Só a luta transforma a vida!

Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

Nenhum comentário:

Postar um comentário