quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Às moscas, Câmara Municipal de Rio das Ostras mantém rotina de não pautar o reajuste salarial e desprezar os servidores



Nesta terça-feira, 25 de novembro, ocorreu mais uma sessão da Câmara Municipal de Rio das Ostras, tendo começado, como de praxe, à luz de uma mensagem bíblica (?!) lida pelo Primeiro Secretário — com todos os presentes perfilados.


A sessão seguiu a rotina, com o "primeiro grande expediente" sem pronunciamento dos vereadores. Com exceção de um, que denunciou problemas na rede municipal de saúde, como a falta de combustível para veículos conduzirem doentes necessitados, entre outras questões.


Na Ordem do Dia, foi desfiado um rosário de indicações, requerimentos de informações, projetos de leis — tratados de forma sumária, quase sem discussão e maiores informações para uma plateia que a tudo assistia, pacífica e mansamente.


Já no "segundo grande expediente", também seguindo uma ordem de sorteio, alguns vereadores desta vez de manifestaram. Foi quando instalou-se um embate entre oposicionistas e governistas, estes em maioria.


Uma sucessiva "troca de farpas" fez o plenário despertar para um sortido repertório de acusações. De um lado, falou-se de "apadrinhados" na Prefeitura, que não trabalham e sobrecarregam os servidores dedicados. E que, portanto, deveriam dar lugar a funcionários de carreira concursados. Chamou-se de "demagógica" a medida tomada pelo Prefeito de reduzir seu salário em 42%, por Decreto, e não por força de Lei. Propugnou-se ainda pela gestão pública transparente e aberta às críticas.


Por outro lado, cobrou-se mais responsabilidade e maior engajamento dos vereadores nas ações da Prefeitura, que passa por (suposta) situação difícil para pagar em dia os salários e o 13º dos servidores. Tendo para isso, deixado de pagar até mesmo a fornecedores. E ainda elogiou-se a posição tomada pelo Ministério Público de embargar o último Concurso Público, pois com mais 3.600 novos funcionários o Município estaria (supostamente) inviabilizado, de vez.


Em meio a essa fuzilaria, uma breve e tímida lembrança quanto ao reajuste salarial dos servidores municipais. Um vereador governista lamentou a não chegada à Casa do "dissídio dos servidores" — sem explicitar o que fez ou faz para modificar essa situação.



Outro ponto, que serviu de epílogo à sessão, versou sobre a (suposta) perseguição que sofreriam os servidores na atual gestão. Nova troca de acusações se estabeleceu entre governistas e oposicionistas, sendo lembrado por um vereador atualmente governista que "no governo passado o servidor não podia sorrir nem durante o almoço".



Durante a sessão, já de início esvaziada, alguns se retiraram do plenário e da mesa, deixando ainda às moscas a Casa Legislativa, que mais uma vez virou às costas aos servidores públicos, sem tratar como prioridade o seu reajuste salarial anual.



Em resumo, o município foi brindado com uma sessão legislativa improdutiva e inoperante, que deixou de atender aos inúmeros problemas reais e de produzir leis em benefício de uma população carente de atenção de seus governantes.



Só a luta transforma a vida! 



Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Nova Esperança – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras

Nenhum comentário:

Postar um comentário