terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Sepe participa da reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rio das Ostras

 


No dia 23 de janeiro, quarta-feira, às 9 horas, ocorreu a 6ª reunião (extraordinária) do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Rio das Ostras, na sede da entidade.

O CMDCA/RO delibera políticas de promoção e garantia dos direitos infanto-juvenis, estabelecendo prioridades e acompanhando a execução das políticas básicas e assistenciais destinadas à criança e ao adolescente, com ênfase nas medidas preventivas.

A atual gestão (2012/2014) tem a seguinte composição: Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Secretaria Municipal de Bem-Estar Social, Secretaria Municipal de Planejamento e Secretaria Municipal de Saúde, representando as entidades governamentais.

Representando as entidades não governamentais, temos: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras (Adote), Fundação Joana D’Angelis, Instituto Alberto Jorge e Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras (CEPRO).


O Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, embora não participando da grade de entidades, entende com importante a sua presença nas reuniões nos Conselhos Municipais, conforme deliberação aprovada em Congresso Estadual do Sepe.

A partir do critério de rodízio estabelecido para a ocupação da Presidência e da Vice-Presidência do Conselho, atualmente, a Presidência está sob a responsabilidade da representante das entidades não governamentais, eleita em Fórum Municipal específico.

A atual presidente do CMDCA de Rio das Ostras, professora Guilhermina Rocha, também preside o Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras (CEPRO), que executa ações nos âmbitos da Educação, Cultura, Arte, Meio Ambiente e Direitos Humanos, com ênfase na Infância e na Adolescência.

A presente reunião extraordinária, entre os vários temas tratados, visou reunir os novos membros representantes do setor governamental recém-empossados em 1º de janeiro. Além disso, tratou da organização e funcionamento do próprio Conselho, atendendo às inúmeras demandas já em andamento quanto ao cumprimento de direitos junto à população infanto-juvenil.


Neste aspecto, dois pontos se destacam. O primeiro diz respeito à realização do Seminário de Planejamento do CMDCA/RO, previsto para o próximo dia 02 de fevereiro, sábado, de 8 às 17 horas, no auditório da Faculdade CNEC, no bairro Jardim Campomar. No evento, serão organizadas mesas de debates com temáticas sobre a defesa dos direitos da criança e do adolescente para contribuir na elaboração do Plano de Ação do CMDCA/RO.

O segundo ponto diz respeito à organização da primeira atividade pública da atual gestão prevista para o dia 09 de fevereiro, sábado, de 9 às 13 horas, na Praça José Pereira Câmara, no Centro, tendo como tema a Campanha Nacional “Brinque o Carnaval sem brincar com os direitos das crianças e adolescentes”, promovida pelas redes nacionais de defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes, neste ano de 2013.

Nesta reunião, representaram o Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, os diretores Rosilene Macedo e Rosaldo Peixoto.

As reuniões ordinárias do CMDCA de Rio das Ostras acontecem, mensalmente, sendo abertas a todo cidadão e toda cidadã interessada na questão dos direitos da criança e do adolescente neste município.


Só a luta transforma a vida!

Diretoria do Sepe Núcleo Rio das ostras e Casimiro de Abreu


Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

Nenhum comentário:

Postar um comentário