quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Conversando com versos (79): "Gaia ciência", de Raul de Leoni (1895-1926)



"Gaia ciência"



Ator e espectador do drama humano, 
- Homem, Filho do Bem, Filho do Mal – 
Sei de tudo, desci ao fundo amargo 
Das idéias, das cousas, das criaturas, 
E, dentro da tragédia universal, 
Fui anjo, fui réptil e vôo largo 
Das águias suspendi pelas alturas 
Eternas das idéias infinitas. 

Sofri as leis humanas e divinas... 
Pensei, senti, vivi profundamente 
Tôdas as grandes realidades vivas 
E encontrei as verdades cristalinas 
Do universo visível e aparente 
No coração das horas fugitivas... 

Nada escapou à minha penetrante 
Impressão da Existência. Vivi tudo!... 
E tudo que eu vivi, do claro ao misterioso. 
Foi destilado na palhêta latejante 
E passou pelo filtro íntimo e mudo 
De um alto pensamento generoso. 

Despindo as formas leves e vaidosas. 
Rasgando as superfícies ilusórias. 
A minha alma alongou suas raízes 
Insinuantes, sutis, silenciosas 
Pelas intimidades infelizes 
De tudo quanto viu dentro da Vida. 

E cresceu, floresceu, sorvendo gôta a gôta 
Essa seiva de fel, ácida e ingrata 
Que há no fundo sombrio das Verdades 
E dentro dos seus frutos coloridos, 
Que um meigo vento lírico desata. 
Ainda há vivos venenos diluídos, 
Que o puro azul, dos céus serenos ameniza. 

Sei de tudo! Conheço a vida a fundo! 
Sei o que quer dizer uma existência humana!... 
O meu sereno ser já não se engana 
Com cousa alguma dentro dêste mundo! 

Entretanto, não sei...cada manhã que nasce. 
Cheia de virgindade e adolescência, 
Eu saio para a Vida, 
Levando uma alma nova e um sorriso na face, 
Sentindo, vagamente, que esse dia 
É o meu primeiro dia de existência... 



Fonte: Leoni, Raul de. Luz Mediterrânea. 9ª ed. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1959, pp. 101/3


Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Nova Esperança – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.


Twitter: @sepeostras

Nenhum comentário:

Postar um comentário