quarta-feira, 29 de outubro de 2014

No dia do funcionalismo público, Câmara Municipal de Rio das Ostras faz silêncio sobre reajuste salarial.



Nesta data - 28 de outubro - comemora-se nacionalmente o Dia do Funcionalismo Público. Merecido reconhecimento para quem, como classe trabalhadora, constrói o País e luta pela dignidade do trabalho.



Neste mês de outubro , também acontece em Rio das Ostras  a data-base do conjunto dos servidores municipais, incluindo os profissionais da educação - professores e funcionários de escola. Motivo a mais para mobilização da categoria junto à sua entidade de classe - o sindicato.




O Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu solicitou e reiterou audiência com o prefeito, tendo sido recebido duas vezes pela chefia de gabinete, que se comprometeu em agendar o encontro.

A Campanha Salarial unificada de 2014 teve início nas primeiras semanas do ano, quando os Núcleos e Regionais deliberaram por uma pauta de reivindicações comum às diferentes redes. O índice de reajuste unificado foi de 20% para recompor as perdas do último ano e as acumuladas em anos anteriores.



Em 2013, ano das jornadas  de junho e de julho, a luta dos servidores municipais de Rio das Ostras teve mobilização e força para ocupar seguidas vezes o plenário da Câmara, cobrando dos vereadores respostas às justas reivindicações da categoria. Naquele ano, o reajuste acabou em pífios 5,69%.




Outubro de 2014 já chegando ao seu término, o Executivo não apresentou sua proposta para ser discutida e aprovada pelo legislativo municipal. Enquanto isso, ouvem-se de diversas fontes explicações quanto à suposta "falta de caixa" na Municipalidade.




Por outro lado, tem-se notícia de um projeto do Executivo de reajuste de 35% nos vencimentos dos procuradores municipais, Num claro desdém para com o conjunto de trabalhadores que "ralam" no cotidiano para executar um trabalho em condições difíceis e com salários já defasados em relação ao custo de vida.





Com isso, aumentam a expectativa e certa angústia, quando o silêncio se instala sobre tema tão sensível à vida de cidadãos e cidadãs. Nem sequer um só pronunciamento durante a sessão.

Cabe uma resposta à altura - se possível, vigília dentro e/ou  fora do plenário - para cobrar reajuste ao menos próximo do aquinhoado pelos ilustres procuradores. Estes nada farão para "os de baixo". As sessões legislativas acontecem todas as terças e quartas-feira, a partir das 17h30min.




Só a luta transforma a vida!


Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Nova Esperança – Rio das Ostras

Tel.: (22) 2764-7730

Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras  

Nenhum comentário:

Postar um comentário