quarta-feira, 30 de abril de 2014

Sepe/RJ realiza 2º Encontro de Lideranças de Aposentados em 29 de abril. Núcleo presente.

 



No dia 29 de abril, terça-feira, o Sepe/RJ realizou o 2º Encontro de Lideranças de Aposentados, no auditório do sindicato.



Da programação constavam: 1) Informes gerais dos Núcleos e Regionais e 2) Plano de lutas e organização da itinerância regional.



De início, foi dado informe sobre a atual situação da ação do Nova Escola. O Sepe/RJ teve vitória na Justiça para pagamento da gratificação dos aposentados da rede estadual entre 200 e 2009, como já amplamente divulgado, inclusive por este blog. De novidade, a possível ampliação do prazo para receber nossos aposentados, a partir do final de maio próximo (a confirmar).



Sobre aos informes dos Núcleos e Regionais, o quadro se mostrou recorrente, principalmente quanto às dificuldades em se reunir aposentados em torno dos Coletivos locais. Com a aposentadoria, muitas vezes mudam os endereços e telefones dos profissionais, sem haver atualização dos dados no cadastro, o que impossibilita contato com os aposentados.



Daí ter surgido uma proposta para que o Sepe/RJ (Sepe Central) atualize o atual cadastro geral dos aposentados, inclusive no formato de etiquetas para que possam ser postadas pelos Correios para futuras convocações.



No bojo desta proposta, foi apresentada ainda a necessidade de um jornal específico com pauta construída coletivamente para ser enviado para a residência dos aposentados.



Além disso, conforme já acontece em alguns Núcleos e Regionais, o Sepe/RJ deve organizar um calendário de atividades específicas para esse segmento de profissionais da educação, como encontros, atividades culturais, de lazer etc. Como lembrado por uma participante desse 2º Encontro: “O profissional está aposentado do trabalho, e não da vida e da luta.”



Quanto a Plano de Lutas, foi feito novo levantamento das questões relativas aos aposentados para além das ações judiciais como a do Nova Escola, a do 164 etc., com foco principal sobre a pauta histórica da luta pela paridade com integralidade dos vencimentos.



Para concluir a programação, já na parte da tarde, ocorreu uma avaliação crítica sobre o 14º Congresso do Sepe/RJ realizado nos dias 26 a 29 de março passado. Apesar de destacados alguns pontos positivos quanto à organização do evento, tendo como referência congressos passados, os presentes apresentaram suas críticas – ainda que construtivas – ao andamento dos trabalhos. Por exemplo, com os atrasos, as mesas de debates ficaram prejudicadas.



Em resumo, ficou a impressão – pelo menos nesta primeira avaliação – de que não se aproveitou adequadamente o momento para se discutir as inúmeras propostas presentes nas 21 Teses Gerais. 



Com isso perdeu-se a oportunidade para se organizar mais e melhor a categoria e próprio sindicato para as lutas que se avizinham para o próximo período. De nossa parte, enquanto aposentados, lamentamos também não termos tido “pernas” para construirmos uma tese própria do Coletivo de Aposentados, como aconteceu em congressos anteriores.





Quanto à organização das itinerâncias regionais, ficou aprovada alternância entre encontros promovidos, ora por Núcleos do interior, ora por Regionais da capital. Já na tradicional comemoração ao final de cada encontro, houve apresentação de registros documentais e fotográficos de momentos vividos pelos aposentados em antigas lutas da categoria. E a luta continua ...

Aposentados, sim! Inativos, nunca! Educadores, sempre!



Só a luta transforma a vida!

Diretoria do Sepe Rio das Ostras e Casimiro de Abreu


Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Nova Esperança – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

Nenhum comentário:

Postar um comentário