quarta-feira, 23 de abril de 2014

Conselho Nacional de Direitos Humanos deve ser votado na Câmara

Os deputados federais aprovaram na semana passada um requerimento de urgência para votação definitiva do projeto de lei que cria o Conselho Nacional de Direitos Humanos. O projeto tramita há 20 anos no Congresso Nacional e é responsável pela reestruturação do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. Com o pedido de urgência, o projeto deverá ser votado nos próximos dias.

A intenção é que o projeto de lei seja aprovado em plenário ainda no primeiro semestre deste ano. Depois da votação no plenário da Câmara, dependerá apenas da sanção presidencial para tornar-se lei.

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara em março deste ano homenageou os 50 anos de atuação do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana no País. Uma das principais mudança do novo conselho é que dá maior representatividade da sociedade civil, ou seja, aumenta o número de representantes, permitindo a incorporando de organizações e redes criadas nas últimas décadas.

Outra diferença marcante é que o conselho a ser criado passa a ter novos poderes para investigar violações de direitos humanos, podendo, por exemplo, entrar num presídio sem prévio aviso ou autorização de autoridades estaduais.

O projeto, que transforma o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana no Conselho Nacional de Direitos Humanos, expressou essa necessidade de atualização no momento de sua apresentação, logo após a Conferência de Viena (1993), evento promovido pela Organização das nações Unidas (ONU), que representou um marco histórico para os direitos humanos.

O projeto teve sua tramitação iniciada na Câmara dos Deputados e, em seguida, foi encaminhado para apreciação do Senado, onde recebeu várias alterações, retornando à Câmara para a análise das alterações.

Do Portal Vermelho

Fonte:



Diretoria do Sepe Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Nova Esperança – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário