segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Profissionais de educação participarão do Grito dos Excluídos no dia 7 de setembro




 Os profissionais das redes estadual e municipais irão participar das atividades do Grito dos Excluídos 2012, no dia 7 de setembro. Em Rio das Ostras, a  concentração para o ato será realizada na Avenida Amazonas, no Centro, a partir das 8 horas da manhã (Concentração na barraca do SEPE)  - Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu. 

Esta é a 18º edição do evento, que também acontece em outras capitais do país, envolvendo entidades e associações do movimento civil organizado. O Grito dos Excluídos 2012 traz o tema "Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda a população!".

Conheça um pouco do Grito dos Excluídos
O movimento, que surgiu entre os anos de 1993 e 1994,  marca o dia de manifestações e protestos que denunciam os atos cometidos em nome do imperialismo do sistema vigente, que ataca diretamente a soberania popular brasileira. Nessa data, os movimentos tomam as ruas de diversas cidades do país, levando a voz do povo contra ações que refletem no aumento da exclusão social, que ferem os direitos humanos e ambientais, que privatizam os bens comuns e mercantilizam a vida.

Na segunda maior cidade do país, Rio de Janeiro, que hoje sofre com os ataques do capital estrangeiro frente a dois megaeventos (a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016), o movimento civil já deu início à mobilização com o acúmulo dos direcionamentos levantados pelos movimentos sociais de todo o mundo durante a Cúpula dos Povos na Rio+20, evento que ocorreu no Aterro do Flamengo em junho deste ano e que denunciou a farsa das alternativas de desenvolvimento da “economia verde”.

Com pautas urgentes e locais,  como  a de  Rio das Ostras:  a falta de ÉTICA na POLÍTICA municipal como foi a criação das 4 secretarias no fechar das luzes do governo;  a falta de condições de trabalho e saúde ( como a violência nas escolas, salas superlotadas etc.); a falta de uma política de valorização dos profissionais da educação; o cumprimento da Lei do 1/3 com redução real de carga horária; a  Eleição Direta para Diretores de escolas; concurso público SEM FRAUDE;  mais vagas para os(as) alunos(as) nas escola e creches;  política de construção de escolas e creches - Fim das escolas de lata!!!  e reajuste salarial , já!!

O Grito dos Excluídos de Rio das Ostras deverá alertar a sociedade ainda para problemas como a violência contra as mulheres, os crimes de racismo e homofobia, e o avanço da militarização das policias civil e militar a serviço da exclusão. 

Só a luta transforma a vida!



SEPE RIO DAS OSTRAS E CASIMIRO DE ABREU
Endereço: Alameda Casimiro de Abreu  nº 292 - 3º andar-  Sala 08 - Bairro: Centro - Rio das Ostras- RJ
Telefone:(22)2764-7730 – Cel.(22)9871-2894
Email:sepe.riodasostrasecasimirodeabreu@gmail.com  -  Blog:http://seperiodasostrascasimiro.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário