terça-feira, 11 de setembro de 2012

Sepe tem audiência com Presidente da Câmara Municipal de Rio das Ostras



No dia 05 de setembro, quarta-feira, uma representação da diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu foi recebida pelo Presidente da Câmara Municipal de Rio das Ostras, vereador Carlos Afonso, em seu gabinete, para tratar sobre problemas da rede municipal de ensino.
A pauta emergencial constou dos seguintes pontos: 1) Redução da carga horária sem redução de salário para professores e funcionários; 2) Implementação de Lei Federal nº 11.738/2008, que trata do 1/3 da carga horária para atividades extraclasse; 3) Revisão do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos e 4) Reajuste salarial 2012.

Estavam presentes os diretores do Núcleo Rosilene Macedo, também diretora do Sepe/RJ, Rosaldo Peixoto e Guilhermina Rocha, que aproveitaram a ocasião para apresentar  de novo um breve histórico do Sepe – Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação – como representante dos trabalhadores das redes públicas no Rio de Janeiro, estando organizado  em cerca de 60 municípios com diretorias eleitas. O Sepe também tem sua legitimidade reconhecida oficialmente através de Carta Sindical emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, contando com mais de 50 mil filiados.



De início, os representantes sindicais apresentaram suas preocupações com a precariedade da rede municipal, conforme a Nota Pública distribuída pelo Sepe sobre o episódio recente de conflito entre alunos em conhecido colégio local. Adiantaram não se tratar de um fato isolado na rede, pois esta sofre de problemas estruturais tantas vezes denunciados, como falta de investimentos, condições de trabalho e saúde e valorização profissional, dentre outros.

Sobre a pauta emergencial, o Sepe solicitou ao Presidente da Casa Legislativa, vereador Carlos Afonso, seu  empenho junto aos demais vereadores no sentido de buscar apoio para os anseios da categoria em tornar o Decreto nº 591/2012 em Lei discutida e aprovada pela Câmara, uma vez que o Decreto pode ser derrubado ou substituído a qualquer momento.

Como resposta, o Presidente esclareceu ser esta matéria da alçada exclusiva do chefe do executivo, pois tem a ver com orçamento do município.

Diante desta situação, cabe aguardar o resultado eleitoral em curso no país e no município, para que uma nova correlação política possa vir atender às reivindicações da categoria para se assegurar, de direito e de fato, a redução de carga horária de trabalho e o 1/3 de carga para planejamento, sem mais protelações.
Os representantes sindicais registraram, ainda, que o Decreto nº 0591/2012 tem pontos obscuros e incertos, abrindo brechas para futuras lides, inclusive judiciais, por parte do sindicato e da categoria.

Quanto à revisão do PCCV, o Presidente da Casa, vereador Carlos Afonso, aproveitou para esclarecer episódios passados, quando do processo de elaboração do Projeto de Lei.

Os representantes do Sepe, por sua vez, fundamentaram sua solicitação de revisão do Plano porque não foram contempladas em vários pontos as reivindicações dos profissionais. Trata-se de um Plano fundado na meritocracia com suas metas, avaliações e premiações à maneira de uma empresa ou fábrica, visão essa combatida nacionalmente pelas entidades de classe. O Sepe adianta que reivindica participar de eventual comissão de revisão do Plano.

Sobre o PCCV, o Presidente da Câmara firmou seu propósito de vir a tratar do tema, passadas as eleições atuais, no entanto, sem adiantar qualquer conteúdo sobre a matéria.

Para os sindicalistas, o momento é mais do que propício para se pressionar os atuais vereadores, que buscam sua reeleição, para cobrar o compromisso deles para com a educação pública. Por isso, a decisão do Sepe de entregar aos candidatos a prefeito e aos atuais vereadores uma Carta-Compromisso, antes do dia 7 de outubro, para se posicionarem diante da população.

Quanto ao reajuste salarial dos profissionais de educação, a direção do Sepe lembrou que há muito tempo a rede municipal de Rio das Ostras não é valorizada com salários dignos, recebendo apenas “abonos” pontuais – quando recebe – que não são incorporados aos vencimentos. Estes perdem poder aquisitivo diante da inflação acumulada pelos anos seguidos sem reposição salarial.

Por isso, o Sepe está em campanha salarial, já tendo realizado duas assembleias gerais, somente neste segundo semestre, tendo uma nova prevista para breve. Até lá, deveremos ter o índice de reajuste salarial calculado pelo DIEESE a partir da inflação no período. De posse dessa informação, o Sindicato ficou de agendar nova audiência junto à Presidência da Câmara.

Por fim, o Presidente da Casa, vereador Carlos Afonso, se comprometeu a tentar intermediar uma reunião entre  o atual Prefeito Carlos Augusto e o Sindicato para tratar da pauta da rede municipal de ensino.

Só a luta transforma a vida!

Diretoria do Sepe Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras



Nenhum comentário:

Postar um comentário