sábado, 11 de junho de 2011

"Vem, vem, vem a educação chegou! "

“Vem, vem vem a educação chegou!”, dizem bombeiros ao receber passeata da Educação
“Vem, vem, vem! A educação chegou!” Foi assim, em coro e com a agitação comum a torcidas de futebol, que os bombeiros, acampados em frente à Assembleia Legislativa do Rio, 'receberam' os profissionais da educação, ao lado de representantes de outros setores do funcionalismo estadual, na tarde desta sexta-feira (10).
A passeata da Educação saiu da Candelária, percorreu a av. Rio Branco até a a altura da Almirante Barroso, onde virou à esquerda e rumou em direção à Alerj, onde os bombeiros estão 'acampados' desde sábado (4). Servidores da saúde e dirigentes do Sindsprev-RJ participaram.
O encontro dos dois setores foi vibrante e marcado pela reverência de bombeiros a professores e vise versa. “Vamos ocupando aqui, nesse momento histórico”, disse alguém do carro de som que 'coordenava' a passeata. Ao entrarem na av. 1 de Março, os manifestantes interromperam completamente a via, até chegar ao 'acampamento' armado em frente à Assembleia Legislativa, onde se juntaram aos bombeiros e liberaram a passagem para os veículos. “Vamos cumprir o que acordamos com o comando da PM”, disse um integrante do comando do ato do carro de som, sinalizando que a rua seria desobstruída, apesar da resistência de alguns participantes do ato.
A primeira passeata da greve deflagrada esta semana pelos servidores da Educação alcançou a Alerj às 15h20min. A chegada foi anunciada, do caminhão de som estacionado0 em frente à Alerj, pelo bancário Cyro Garcya, da CSP-Conlutas (Central Sindical e Popular). “Milhares de professores estão chegando aí e a vitória de vocês é a vitória de todos”, disse, referindo-se à decisão judicial que mandou libertar os 439 bombeiros presos após a ocupação, na semana passada, do quartel central da corporação.
Ao longo da caminhada, os servidores foram saudados por frequentes chuvas de papel picado, numa demonstração de apoio com intensidade que há muito não se via em manifestações no Centro da cidade. “A Educação pede socorro”, dizia a faixa que abria  a manifestação, que teve no governador Sérgio Cabral Filho o principal alvo das críticas. “Os bombeiros são heróis, os funcionários são heróis, os professores são heróis, os alunos são heróis”, disse uma voz feminina do carro de som, referindo-se às condições de trabalho enfrentadas sob baixos salários, quadro apontado como decorrente  das políticas aplicadas por Sérgio Cabral. “Ele não tem nem postura para ser governador”, comentou um transeunte que observava a manifestação, provavelmente regressando para casa após um dia de trabalho. No braço direito, levava amarrada uma fita vermelha. A cor-símbolo da solidariedade à luta dos bombeiros que se espalhou pela cidade e deverá tingir a  passeata prevista para acontecer no domingo, a partir das 10 horas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.

Por Hélcio Duarte Filho
Da Redação do Sindsprev-RJ (10/06/2011)



Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 - 3º and. – Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

Nenhum comentário:

Postar um comentário