sábado, 4 de junho de 2011

MELHORES MOMENTOS - I ENCONTRO DE FUNCIONÁRIOS DE ESCOLA NO SEPE






 O Encontro de funcionários do último dia 04 de junho foi recheado de histórias interessantes de três profissionais que trabalharam anos no ambiente da escola.

As merendeiras aposentadas Maria Regina e Anna Ferreira e Denise Gutierres que atua como merendeira ainda na rede municipal do Rio de Janeiro narraram as maiores dificuldades que encontraram no trabalho da escola e também contaram suas maiores realizações.

Além delas a professora Guilhermina Rocha, Diretora do SEPE/RJ e especialista em educação falou aos participantes sobre a importância do funionário de escola na educação.

Melhores momentos:


“Tive experiências no meu trabalho dentro da escola que eu levo para minha vida”
“Interessante utilizar o espaço em que trabalhamos para promover as mudanças necessárias se avaliamos que algo não está bom, já que queremos um mundo possível devemos começar por nós.”

Denise Guterres, merendeira rede municipal do Rio de Janeiro


 “Para falar dos problemas do meu trabalho na cozinha da escola tive que criar uma estratégia. Como era difícil o acesso a diretora da escola, descobri que ela gostava de tomar um chazinho e então eu batia à porta oferecendo o chá e usava esta oportunidade para falar com a direção da escola sobre as dificuldades do nosso trabalho”
 “Quando comecei a trabalhar na cozinha de uma escola o quadro de funcionários era de 8 merendeiras depois de 25 anos de serviço trabalhávamos na mesma cozinha ,  éramos apenas duas funcionárias”
“Procurava conversar com os alunos e orientá-los em relação à manutenção da limpeza da escola, sempre apresentava a lixeira da escola e cobrava deles que fossem mais cuidadosos com a escola”
“Sempre fiz meu trabalho com capricho pois sentia prazer em servir os alunos e funcionários.”
Maria Regina, merendeira aposentada , trabalhou por 25 anos na Escola Municipal Tasso da Silveira.


“Cuidávamos da escola com capricho e prazer, fazia até o trabalho que não era meu para ajudar a escola”
“Trabalhei com uma direção de escola muito boa e produtiva , mas também trabalhei com uma direção muito difícil depois de 25 anos de escola, foi quando decidi me aposentar”
“Devemos lutar por uma escola melhor, todos juntos funcionários, direção e professores, juntos e unidos sem diferenças”


Anna Ferreira, merendeira aposentada , trabalhou por 25 anos na Escola Municipal Tasso da Silveira.
“Este espaço do Encontro de funcionários proporcionado pelo SEPE  é muito importante pela troca de experiência entre os funcionários e todos os que trabalham na escola, mas infelizmente às vezes não é utilizado pelas pessoas” Guilhermina Rocha, Diretora do SEPE/RJ – Especialista em educação.
“A terceirização da mão-de-obra precarizou os serviços prestados na escola. A perspectiva do PRÓ-FUNCIONÁRIO valoriza o funcionário de escola na sua formação  e em sua atividade. A luta do funcionário da escola, merendeira, agente escolar, auxiliar de creche é a mesma dos professores” Guilhermina Rocha, Diretora do SEPE/RJ – Especialista em educação.

O Sepe Rio das Ostras e Casimiro de Abreu espera você em nosso próximo evento!!

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 - 3º and. – Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

Nenhum comentário:

Postar um comentário