quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Escolas podem parar por falta de merenda e materiais básicos: Governo do Estado não repassa verbas para merenda e manutenção nas escolas estaduais desde outubro de 2014 e dará feriado nos dias 19 e 20 de fevereiro

O Sepe vem acompanhando denúncias de várias escolas da rede estadual sobre o corte generalizado desde outubro de 2014 nos repasses das verbas para compra de alimentos para a merenda escolar e de manutenção para a compra de materiais de consumo básicos para o funcionamento das unidades, como papel, produtos de higiene e limpeza etc.

Hoje (dia 11/2), uma Resolução da SEEDUC/SUPGE (Superintendência de Gestão das Regionais Pedagógicas) distribuídapara as escolas estabeleceu o calendário de funcionamento para a semana do carnaval: durante os oito anos de gestãodo ex-governador Sérgio Cabral (2006/2014) as escolas sempre funcionaram nas quintas e nas sextas-feiras depois dafolia. Agora o governo do estado decretou o fechamento das escolas nos dias 19 e 20 de fevereiro (quinta e sexta-feiradepois do carnaval) e o Sepe avalia que tal fato ocorre porque, sem repasse da verba para a merenda, as unidades nãoterão como funcionar na semana que vem.

No Colégio Estadual Herbert de Souza, um dos maiores da rede e que atende mais de dois mil alunos de segundo grau,funcionando na Tijuca, a falta de verba para manutenção na escola ameaça o seu funcionamento, já que os estoques de produtos de limpeza e higiene estão no fim e não há dinheiro para reposição dos mesmos. A manutenção dos elevadores,pois a escola funciona num prédio de cinco andares, também está suspensa por falta de verba. A falta de dinheiro para merenda e manutenção é generalizada em toda a rede. Tal fato, avaliam os profissionais de educação das escolas da rede estadual, acabará inviabilizando o funcionamento das unidades e prejudicará os alunos que tiveram o ano letivo iniciado no dia 2 de fevereiro.




Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Nova Esperança – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
Twitter: @sepeostras

Nenhum comentário:

Postar um comentário