quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Conversando com versos (31): "Quando ‘I Gran Lume appar nell’ Oriente", de Vittoria Colonna (1490-1547)

 



"Quando ‘I Gran Lume appar nell’ Oriente"


Quando o Grão Lume surge do Oriente
e o negro manto desta noite afasta,
 quando na terra o gelo se desgasta,
dissolvido ao calor de um raio ardente,

  a minha dor, que o sono suavemente
anestesiara, acorda mais nefasta.
E, quando aos outros o prazer se gasta,
é que revive o meu, mais docemente.

Assim me impele uma inimiga sorte:
procuro a escuridão, fugindo à luz,
odeio a vida, desejando a morte.

O que ensombra outro olhar no meu reluz.
Se fecho os olhos, abre-se, num corte,
a dor profunda que a meu sol conduz.



Tradução de Delson Tarlé


Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

Nenhum comentário:

Postar um comentário