quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Solenidade de diplomação na Câmara Municipal oficializa candidatos eleitos em Rio das Ostras


Em solenidade realizada no dia 18 de dezembro, terça-feira, às 14 horas, na Câmara Municipal, ocorreu a diplomação dos candidatos eleitos – prefeito, vice, vereadores e suplentes – para o próximo Executivo e Legislativo em Rio das Ostras.

Numa Casa lotada – o que raramente acontece – os mandatários, em clima de mútua cordialidade,  apresentaram-se ao público presente, majoritariamente, de correligionários.

O futuro prefeito fez homenagem aos seus colaboradores mais próximos, à população que o apoiou e à sua genitora. Citou o autor Antoine de Saint-Exupéry, conforme fragmentos de textos do seu famoso “Pequeno Príncipe”. Diz-se “cativado” por Rio das Ostras e ter sabido esperar, “feliz”, por aquele momento.

Já o prefeito atual enalteceu suas realizações, agradeceu a Deus e à população riostrense, que lhe confiou dois mandatos consecutivos. Desejou boa sorte ao seu sucessor – com direito a abraços – e se despediu da população com um adeus.

No entanto, para o Sepe, registramos que nem tudo são flores nesta “Ilha de Fantasia” em que vem se transformando nossa cidade, outrora decantada em prosas e versos com “a pérola entre o rio e o mar”. Hoje, nossos governantes estão mais preocupados com o marketing e os índices oficiais (e nem sempre reais) para “inglês ver”.

Como exemplo de “malfeitos”, conforme expressão em voga, temos a situação da rede municipal de ensino tantas vezes denunciada em diversos fóruns. Falta investimento na rede escolar, concursos públicos são mal conduzidos, criam-se secretarias municipais para apadrinhados, faltam professores e funcionários, ausência de política de construção de escolas e creches, salas superlotadas e de “latas”, carga horária de trabalho excessiva (a propaganda oficial sobre “redução” mostrou-se enganosa), professores sem tempo livre para planejamento e aperfeiçoamento (descumprindo lei federal), salários achatados e sem reajuste, dentre tantas outras carências.

Agora, nesta semana, saiu publicado no Jornal Oficial do Município, nº 610, o “abono” de R$1.000,00, em única parcela, para os servidores municipais de Rio das Ostras. Para o Sepe, esse “cala a boca” não representa uma verdadeira valorização dos servidores e dos profissionais da educação.

A educação pública de qualidade e a qualificação dos seus profissionais dependem de investimentos nas condições salariais, de trabalho e de saúde de forma permanente, e não pontual, em final de ano e de mandato.

E para que a mudança de governos não seja mera troca “do seis por meia dúzia”, o Sepe continuará vigilante e presente nas lutas pela educação pública em nossa cidade.

Só a luta transforma a vida!

Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

Nenhum comentário:

Postar um comentário