quarta-feira, 15 de julho de 2015

16 de julho de 2015: Sepe, 38 anos de história e de lutas!





Seria uma data qualquer se neste 16 de julho não fizesse o Sepe mais um aniversário de fundação. São completados 38 anos de história e de lutas!

Criado em plena ditadura civil-militar – 1977 –, o Sepe, ele próprio, é um marco histórico de transgressão e resistência. Forjado desde o seu início na luta pela democratização do país, combateu vários governos em defesa da Educação Pública e dos direitos dos trabalhadores.

São muitos os momentos que marcaram sua consolidação como um dos maiores e mais combativos sindicatos do Estado. Talvez, do País. E muitos contribuíram para isso.

Ficaram na memória (para além das fotos e outros registros) as grandes concentrações da categoria que superlotava o Maracanãzinho, o Sambódromo e a Concha Acústica da UERJ. Inúmeras foram as passeatas, atos públicos, acampamentos e ocupações. Seria difícil datar e localizar tantas ações e eventos acontecidos.

Devemos nós, profissionais da educação, professores e funcionários, ativos e aposentados, reafirmar hoje em dia o papel político do educador, sua autonomia pedagógica e sua responsabilidade social. E continuar defendendo e combatendo toda sorte de arbitrariedade e descaso de governos.

Nós, educadores, devemos nos manter e perseverar na luta por uma educação pública gratuita, democrática, laica, universal e de qualidade social. Por uma educação libertadora, crítica, criativa, e inserida na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.

Assim, poderemos continuar a entoar antiga e consagrada palavra de ordem que marcou o Sepe nessa sua longa trajetória por conquistas e vitórias:

“O Sepe somos nós, nossa força e nossa voz!”


Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Nova Esperança – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras

Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

Nenhum comentário:

Postar um comentário