quarta-feira, 3 de julho de 2013

“Meritocracia na Educação: Por que somos contra essa filosofia?”: Campanha do Sepe (7)

O Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu está divulgando a mais nova Cartilha do Sepe/RJ editada em maio de 2013. Trata-se da Campanha sobre a “Meritocracia na Educação: Por que somos contra essa filosofia?”.

No momento em que o Sepe local faz parte da Comissão Paritária para revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Educação em Rio das Ostras, torna-se imprescindível conhecer as razões e justificativas pelas quais a categoria dos profissionais da educação – através de seu Sindicato – se contrapõe a essa ideologia mercadológica e meritocrática, amplamente contestada no país e no exterior.

Conforme diz a Cartilha na sua Apresentação:

“Os Governos têm propagandeado a meritocracia e o sistema meritocrático como a salvação da educação pública no Brasil. Mas será realmente a saída para a situação da educação pública ou uma reforma educacional determinada por interesses corporativos/empresariais?

Mérito: MERECIMENTO, APTIDÃO, VALOR, CAPACIDADE. Qualidades que são múltiplas, variadas, subjetivas, relativas, históricas.

MERITOCRACIA

A palavra meritocracia provavelmente apareceu pela primeira vez no livro “Rise of the Meritocracy”, de Michael Young (1958). No livro carregava ela um conteúdo negativo, pois a história tratava de uma sociedade futura na qual a posição social de uma pessoa era determinada pelo QI e esforço. Uma crítica comumente feita à meritocracia é a ausência de uma medida específica desses valores, e a arbitrariedade de sua escolha.

A palavra “meritocracia” é agora frequentemente usada para descrever um tipo de sociedade onde riqueza, renda, e classe social são designados por competição, assumindo-se que os vencedores, de fato, merecem tais vantagens.”

Neste sentido, é preciso estarmos – categoria e sindicato – preparados para este embate que visará a analisar e a revisar o atual PCCV. Não construído junto aos profissionais, temos agora a oportunidade de que outro texto possa, de fato, valorizar os educadores, e contribuir para a qualidade da educação pública municipal em Rio das Ostras.

A cartilha está sendo distribuída nas escolas e está disponível aos interessados na sede do núcleo.

Segue, em fac-símile, a capa da nova Cartilha elaborada pela Secretaria de Imprensa do Sepe/RJ.


Só a luta transforma a vida!


Diretoria do Sepe Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Sepe - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Horário de Funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 13h; Terça e Quinta das 13h às 17h.
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

Nenhum comentário:

Postar um comentário