quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Nota do SEPE sobre violência nas escolas da rede municipal de Rio das Ostras:




Com relação à ocorrência de mais um caso de agressão a um profissional de educação dentro do espaço escolar, o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação vem através desta nota esclarecer sua posição sobre o problema da violência nas escolas.
O vídeo que circula nas redes sociais mostra um professor sendo ofendido por alunos na sala de aula do Ciep Municipal Mestre Marçal. O professor demonstra calma em todos os momentos do vídeo, mas após o ocorrido foi à secretaria de educação solicitar ajuda. A informação de que o professor pediu demissão não foi confirmada pela secretaria de educação.    
Nós do sindicato temos a certeza que se as providências necessárias não  forem tomadas por parte desta secretaria, caminharemos para casos  mais graves, como vem acontecendo em outros estados e municípios. Os profissionais de educação não conseguem mais conviver com tamanha insegurança.
A falta de profissionais nas escolas e o número excessivo de alunos vem agravando muito esta situação. Precisamos de um novo concurso publico imediatamente para a entrada de novos profissionais da educação nas escolas para suprir essa demanda.
 As condições de vida de nossos alunos é refletida dentro das escolas. Muitas vezes lidamos com estudantes que além da má condição social, expressa também distúrbios psíquicos e dificuldades variadas o que interfere no seu aprendizado.
Acreditamos que a escola em tempo integral é uma solução, porque cria possibilidades maiores do sentimento de pertencimento do aluno com relação à escola, evitando conflitos com os professores.
Acreditamos também que os educadores devem trabalhar o esporte e a cultura junto com a educação, por exemplo, através de oficinas pedagógicas, criando alternativas para a nossa juventude, enxergando o problema da segurança dos professores de outro prisma.
O SEPE é contrario a ideia de colocar policiais nas escolas, sabemos que isso não vai resolver o problema. O problema da violência dentro das escolas em nosso município deve ser combatido com o firme dialogo com nossos alunos, mas não só isso, com medidas enérgicas por parte do governo como a imediata reabertura dos Centros Integrados de Convivência fechados pela prefeitura de Rio das Ostras. Em um momento de crise econômica como este, essa medida vai na contramão das necessidades, o que demonstra o abandono da juventude que fica em uma situação vulnerável. Nós profissionais da educação não podemos deixar nenhuma criança e adolescente fora da escola, precisamos transformar o espaço da escola em um ambiente acolhedor e seguro para os educadores e para os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário