terça-feira, 24 de novembro de 2015

Informes da Rede Municipal de Rio das Ostras: Audiência 24/11/2015 com a SEMED

 Informes da Rede Municipal de Rio das Ostras:
Hoje, 24/11/2015, o SEPE realizou sua segunda audiência com a Secretária de Educação, Andréa Machado. A pauta proposta pelo SEPE foi: 1. Reajuste salarial; 1/3 Planejamento (redução de 3 tempos para PII); Desconto em folha e liberação sindical; 4. Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos; 5. Eleição para diretor; 6. Terceirizados e limpeza da unidade; 7. Calendário letivo.
Infelizmente os dois primeiros pontos se tornaram informes porque dependem fundamentalmente da decisão política do Prefeito Sabino. Sendo assim foi reafirmado pela Secretária de Educação que não existe previsão para o reajuste salarial e que também não há previsão para o ajuste de conduta da prefeitura que deveria reduzir em 3 tempos (de 16 aulas atuais para 13) a carga-horária do Professor II. Desde a posse da atual gestão, o SEPE vem tentando abrir diálogo com o Prefeito que se recusa a receber pessoalmente o nosso Sindicato. Achamos esta postura ARROGANTE DO PREFEITO SABINO uma afronta à categoria dos profissionais da educação que EXIGEM MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO e UM REAJUSTE SALARIAL (Previsto em Lei).
Nos pontos sobre PCCV, RECONHECIMENTO DO SINDICATO ATRAVÉS DO DESCONTO EM FOLHA e LIBERAÇÃO SINDICAL a Secretária se COMPROMETEU: 1. Encaminhar o PCCV para a Câmara aprovar antes do término de sua gestão; 2. Agendar uma reunião com o Procurador Dr. Eduardo para resolver a questão do desconto em folha dos filiados ao SEPE; 3. Garantir a Liberação Sindical para a Coordenação Geral do SEPE-RO após o término deste ano letivo de 2015, reconhecendo que a mesma já deveria ter sido homologada desde Agosto de 2015, data do início da atual Gestão Só a Luta Muda a Vida.
Sobre eleição para diretor, percebemos uma mudança de postura da Secretária de Educação que afirmou que “está caminhando para que isso aconteça”. Esta aparente mudança é fruto de uma pressão da categoria que já existe no interior das escolas por mais democracia na gestão escolar, entretanto não queremos isso para daqui há dois anos, QUEREMOS ELEIÇÃO PARA DIREÇÃO JÁ. Só a Luta Muda a Vida e o que vai garantir a implementação da eleição para direção será a mobilização permanente dos profissionais da educação.
Nos deparamos, no último período, com uma situação de calamidade: A falta de material pedagógico é rotineira na educação de Rio das Ostras, mas chegamos ao limite de não haver papel higiênico nas escolas. A empresa responsável pela limpeza, Mississipi, segundo a Secretária Andrea Machado, não renovou o contrato, o que deixou as escolas numa situação precária e insalubre. Isto é fruto da política neoliberal de terceirizações que a prefeitura vem aplicando. O SEPE DEFENDE CONCURSO PÚBLICO PARA TODOS OS PROFISSIONAIS JÁ, inclusive para Serviços Gerais e Merendeiras. Com a terceirização, um profissional de limpeza custa para a prefeitura cerca de 3.500 reais. Mas o dinheiro que chega ao profissional não chega a 1/3 disso. O resto vira lucro para a empresa.
O SEPE SE POSICIONA CONTRÁRIO ÀS TERCEIRIZAÇÕES E ORIENTA QUE PROFISSIONAIS QUE NÃO POSSUEM ESTA FUNÇÃO NÃO LIMPEM AS ESCOLAS.
O SEPE possui grande preocupação com a formação pedagógica. Está construindo para o próximo ano espaços de formação com grandes figuras da educação brasileira. Gostaríamos de trazer o Reitor da UFRJ, Doutor em Educação, Roberto Leher, e outras figuras. Solicitamos à SEMED o espaço da escola América Abdalla bem como a utilização destes espaços como parte da carga-horária complementar. Ambas as solicitações foram aceitas. Por isto vamos preparar  junto à categoria para o início do ano letivo de 2016 uma SEMANA DA EDUCAÇÃO DO SEPE.
Como ponto final da reunião explicitamos o posicionamento do SEPE contrário aos sábados letivos e estaremos presentes na reunião convocada pela SEMED para amanhã 18h30 na Escola Municipal Maria Teixeira para defender mais esta demanda da categoria.
Venha construir conosco uma gestão de luta! Filie-se ao SEPE! Seja Representante do SEPE na sua escola!
O SEPE SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA E NOSSA VOZ! Gestão Só A Luta Muda A Vida 2015/18.








Um comentário:

  1. O SEPE poderia, assim que possível, publicar aqui no blog o PCCV?
    Não entendo por que o poder público não prevê no PCCV a progressão horizontal quando o servidor da educação, independentemente de qual secretaria esteja servindo, não possa ter a contagem da progressão horizontal já que está a serviço da municipalidade!
    Isso é previsto no plano de cargos de todas as outras categorias.

    ResponderExcluir