quinta-feira, 5 de maio de 2011

CARTA À COMUNIDADE ESCOLAR DE RIO DAS OSTRAS




O Brasil vive hoje um ciclo aparentemente promissor: economia estável, diminuição do desemprego, aumento da renda de amplos segmentos. No entanto, as políticas públicas essenciais, como educação e saúde, não acompanham essa tendência.
Tal situação se repete em Rio das Ostras, cidade considerada pelo IBGE como uma das cidades que mais cresceram nos últimos anos, no que diz respeito ao número de moradores. No entanto, alguns setores não acompanharam este crescimento, podemos apontar como ineficiente: a geração de empregos, a rede de saneamento básico e a saúde, que lamentavelmente sofre com a falta de leitos no único hospital da cidade e com os crescentes casos de dengue.
Na educação, o Sepe Rio das Ostras e Casimiro de Abreu luta por condições melhores para a população. Por isso, vemos como importante que os profissionais de educação sejam valorizados com condições de trabalho e salário condizentes, como: carga horária justa, que permita que o professor tenha tempo de planejamento e organização respeitado; salários com reajuste real e reposição das perdas salariais; critérios objetivos de progressão de carreira (por tempo e por formação).
As escolas públicas em Rio das Ostras, aparentemente, não sofrem com problemas comuns de outras redes como depredação da estrutura física e falta de vagas para alunos. Porém, tal fato é mascarado com a substituição das salas de aula por módulos (os famosos containeres). Demonstrando que não há uma política de investimento na construção de novas unidades escolares. Em relação à falta de vagas, a solução encontrada foi a superlotação das salas e dos módulos.
Por tudo isso, o Sepe Rio das Ostras e Casimiro de Abreu vem a público convocar os profissionais de educação, pais e alunos para neste dia protestar contra o descaso com a educação e com os profissionais de educação no município de Rio das Ostras.
Não queremos surpresa!

Nossa pauta de reivindicação:
ü  Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos Justo.
ü  Redução da carga horária.
ü  Reajuste real e reposição das perdas salariais.
ü  Novo concurso público.
ü  Eleição direta para diretores de escola.
ü  Melhores condições de trabalho e saúde.
ü  Auxílio transporte intermunicipal.

Sepe Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End.: Alameda Casimiro de Abreu, nº 292 - 3º andar - Sl. 08 - Centro - Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730

Nenhum comentário:

Postar um comentário