Carta aberta feita pelos educadores e assinada também pelo Núcleo do Sepe Casimiro de Abreu.
Convidamos todos e todas que estão de acordo com o teor da carta a assinarem conosco.
Para assinar a carta basta sinalizar a intenção aqui, colocar seu nome e o nome da unidade escolar em que trabalha.
*CARTA ABERTA:*
*Manifesto dos/as trabalhadores/as da educação pública estadual e municipal do Município de Casimiro de Abreu em repúdio à reabertura das escolas para atividades presenciais em contexto pandêmico e em defesa das condições de vida, de trabalho, de estudo e de respeito à dignidade das comunidades escolares*.
Nós, trabalhadores da educação pública estadual e municipal de Casimiro de Abreu, movidos pelo senso de responsabilidade e comprometimento com a nossa comunidade escolar, defensores da autonomia pedagógica, do conhecimento e da ciência, *manifestamos o nosso posicionamento contrário à reabertura das escolas* às atividades presenciais nesse município.
Entendemos ser uma *irresponsabilidade* a reabertura das escolas públicas, bem como das escolas privadas, diante do grave contexto social, pandêmico em que estamos inseridos no Brasil e, no nosso caso, no município de Casimiro de Abreu com mais de 30 óbitos e quase 1200 casos confirmados de contaminação, fora os indicativos de *subnotificação e reinfecções*.
Diante disso, nos colocamos as seguintes perguntas: *qual a motivação pedagógica que faz valer a pena colocar a vida dos educadores, estudantes e familiares em risco?* É possível com apenas dois meses de aulas presenciais os nossos estudantes de escolas públicas de nossa cidade conseguirem reverter anos de desigualdades educacionais, de descaso com a educação pública, sucateamento e precarização da escola?
Precisamos ser honestos de que *pedagogicamente* este ano de 2020 *não ocorreu*. E que mesmo assim, há disposição, por parte da Secretaria Estadual de Educacão (SEEDUC ) e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de *aprovação geral e irrestrita* dos estudantes, diante de qualquer esforço de desenvolvimento de atividades. Seja com retorno presencial (apostilas disponíveis e atividades autoreguladas) ou através das salas de aula virtuais (google classroom) dos mesmos. E *não nos colocamos contra a validação do ano letivo* para que não atrapalhemos os planos laborais e de formação dos estudantes. Então, para que expô-los ao risco? Por que expor a nós e nossas famílias?
Nós que somos educadores, nos formamos e dedicamos as nossas vidas a garantir uma educação pública, gratuita e de qualidade para nossos estudantes sabemos que não devemos assumir essa postura arriscada e irresponsável.
Por que expor familiares de alunos/as e professoras/es pertencentes ou não a grupos de risco ao contágio? Não devemos retomar aulas presenciais no atual momento. Onde não há nenhum controle sobre a circulação do coronavirus, em que a *média diária de contaminação continua elevada* e aponta para os riscos de contágio e mortes de estudantes, familiares e educadores.
*A VIDA NÃO PODE TER UM VALOR SECUNDÁRIO NESSE MOMENTO!*.
Não podemos hesitar na defesa de nossas vidas! Por isso *convocamos* a todas e todos a se unirem na mobilização e a *subscreverem esse manifesto pela não reabertura das escolas* enquanto não houver condições sanitárias para o retorno.
Assinam:
- Núcleo do SEPE de Casimiro de Abreu
- Luis Mário de Brito Junior ( C. E. Casimiro de Abreu)
- Hosana Carina dos A. Conceição (E. M. Renata Tavares Bastos)
-Márcia Pena de Oliveira ( Colégio Estadual Rio Dourado)
- Alessandra de Mello ( Creche Municipal Gelio Alves Faria) .
- Tamires Souza de Oliveira ( Creche Municipal Gélio Alves Faria)
- Juliana Manhães ( C. E. Casimiro de Abreu)
- Célia Maria Coleta Salvador ( escola municipalizada Mataruna)
- David Salvador ( C. E. Casimiro de Abreu)
- Alexandra Marques Abrantes Viana de Lá Torre ( C. E. Professor Souza)
- Fabiano de Souza Vieira ( Militante da educação popular)
- Ronan Madureira Tavares ( CIEP 406 Ludevis Teixeira Bastos/ C.E Barra de São João )
- Manoel Francisco Branco Neto (CEJA Professora Maria Dias)
-Oldair Mauritu
(C.E Santa Maria)
- Marcelle Figueiredo Ide (CIEP 406 Ludevis Teixeira Bastos)
-Mônica Bernardino (CEIM Palmital)
-Elizângela Silva de Miranda -(Ciep Brizolão 406 Municipalizado Ludevis Teixeira Bastos.)
- Glasiene Almeida Cabral ( C. E. Casimiro de Abreu)
- Marlene Rocha Menezes (Professora aposentada)
- Leide da Silva dos Santos (Creche Nossa Senhora da Saúde, Ciep e Conselho Municipal de Educação)
- Glória Ângela Mollo Pinheiro Cassol Bainha ( C. E. Casimiro de Abreu)
- Mercedes Rabelo de Oliveira ( CIEP 406 )
- Fernanda Carla S. B. Lobosco CIEP 406 Ludevis Teixeira Bastos
- Núcleo do SEPE de Rio das Ostras
543
Pessoas alcançadas
31
Engajamentos
Nenhum comentário:
Postar um comentário