No dia 17 de novembro, o SEPE esteve em audiência com o secretário de educação e sua equipe. O sindicato foi representado por uma comissão definida em assembleia no dia anterior composta por diretores e profissionais da base. Foram cinco os pontos principais tratados na reunião:
1- Apostilas
O sindicato transmitiu queixas da categoria a respeito de exigências técnicas (formatação, cabeçalho, etc.) por parte das escolas. Argumentamos que tais demandas ultrapassam nossas competências, estressam o cotidiano de trabalho na escola e comprometem o tempo dos professores que poderia estar sendo melhor dirigido. A respeito disso, o secretário respondeu que de fato as escolas não podem fazer exigências para além da competência dos professores, e que a orientação da Semed para a formatação havia sido dirigida às escolas e não aos professores. O secretário salientou que as escolas que estiverem inadequadamente fazendo as exigências devem ser identificadas individualmente. Encaminhou-se que o SEPE preparasse documento informando as escolas em que o problema ocorresse para que o secretário pudesse intervir.
O SEPE também apontou a impropriedade da exigência de formulação de apostila para o ano de 2021, dado que não há condições de diagnóstico pedagógico que possa embasar esta ação.
2- RECRO 2021
Neste ponto, o SEPE também destacou não ser possível identificar que conteúdos foram bem aprendidos pelos alunos, dada as dificuldades de interação e a exclusão digital. O SEPE indicou também a necessidade de uma discussão democrática e ampla do problema curricular.
O secretário de educação manifestou entendimento que uma adequação dos currículos aos anos poderia levar até 3 anos, devendo a discussão ser feita ao longo dos próximos períodos.
3- Eleições para diretores de escolas
A SEMED informou sobre a elaboração de documento que implemente a eleição de diretores em 2021 nos termos pactuados com o sindicato.
4- Obrigações docentes
O diálogo entre o sindicato e a secretaria deixou claro que a SEMED entende como obrigação apenas a escrita das apostilas e as reuniões pedagógicas. Ações como vídeos, usos de plataformas e aulas síncronas são iniciativas de escolas específicas que não constituem trabalho obrigatório.
5. Novas reuniões
O Sepe e a SEMED destacaram a importância de fazer reuniões regulares entre si para debater permanentemente as questões sobre condições de trabalho, formação continuada dos profissionais da educação e problemas específicos das escolas. Foi encaminhado o agendamento de uma nova reunião, para a qual o SEPE enviará um documento de orientação antes da próxima reunião.
Só a luta muda a vida!
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